Agronegócios
07/08/2020 13:32

Att: Abitrigo/Sodrugestvo/Araújo: trigo da Lituânia deve entrar no mercado brasileiro em 2021


Att. Srs. Assinantes,

A nota publicada ontem (6) às 16h18 continha duas incorreções no primeiro parágrafo. Douglas Araújo é o head de Vendas de Trigo da trading russa Sodrugestvo no Brasil, e não diretor comercial da Sodrugestvo no Brasil conforme mencionado. O nível de proteína do cereal lituano supera o norte-americano e fica abaixo do trigo da Rússia, não abaixo do norte-americano como erroneamente informado. Sobre a safra argentina, Araújo esclarece que a previsão de produção entre 19 milhões e 21 milhões de toneladas são estimativas, mas não significam números "bons" ou "ruins".

Segue o texto na íntegra corrigido:

Por Isadora Duarte

São Paulo, 07/08/2020 - Moinhos brasileiros devem começar a importar trigo da Lituânia em 2021, diz o head de Vendas de Trigo da trading russa Sodrugestvo no Brasil, Douglas Araújo. "O Brasil aprovou o registro no início do ano e (a Lituânia) é um provedor potencial para o País no ano que vem. Produz 5 milhões de toneladas por ano e exporta metade”, destacou Araújo durante o Webinar "Safra 2020 - Pré-Colheita", promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) na tarde desta quinta-feira. Ele acrescentou que o nível de proteína do cereal lituano supera o norte-americano e fica abaixo do trigo da Rússia.

Na projeção de Araújo, até novembro o Brasil deve preencher a cota de importação de trigo com isenção de tarifa de 10% para países de fora do Mercosul de 750 mil toneladas. “Até o momento, moinhos já adquiriram 580 mil toneladas utilizando a cota e ainda estamos na metade do período de comercialização do Hemisfério Norte”, disse o diretor da Sodrugestvo.

Sobre o mercado mundial, Araújo observou que os preços no curto prazo devem ser direcionados pela safra do Hemisfério Sul. "A Argentina deve produzir 19,5 milhões de toneladas, enquanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima 21 milhões de toneladas", projetou o executivo. A Argentina é o principal fornecedor de trigo para os moinhos brasileiros.

Contato: isadora.duarte@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso