Economia & Mercados
10/10/2023 12:00

Goldman Sachs: volumes de operações ferroviárias da rumo aumentaram 12% em setembro


Por Carolina Maingué Pires

São Paulo, 10/10/2023 - O aumento no volume das operações ferroviárias da Rumo, que subiram 12% em setembro na comparação anual, veio em linha com as estimativas do Goldman Sachs, levando os volumes totais da empresa a uma alta de 4% do terceiro trimestre de 2023, também em relação ao mesmo período do ano passado. A recomendação de compra pata os papéis foi reiterada, com preço-alvo de R$ 28, potencial valorização de 26,8% sobre o preço no fechamento de ontem.

Os analistas Bruno Amorim, Joao Frizo e Guilherme Costa Martins preveem que a companhia deve continuar a negociar a um valuation "razoável", de 7,7 vezes o valor da empresa pelo Ebitda, versus a média histórica de 9.

"Além disso, observamos que dados de alta frequência mostram que os preços de frete de caminhões na rota Sorriso-Miritituba aumentaram 7% em setembro, na comparação anual, e 4% na comparação mensal, potencialmente devido ao repasse de preços mais altos nas bombas de diesel", apontam os analistas.

Eles acreditam que isto deve aumentar a competitividade da Rumo em relação aos caminhoneiros, o que apoia a visão de uma "melhoria nos rendimentos em relação ao segundo trimestre".

Há pouco, as ações da Rumo ocupavam a quarta posição entre as mais negociadas do Ibovespa, com o papel subindo 2,90%, cotado a R$ 22,72.

Contato: carolina.pires@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso