Economia & Mercados
28/08/2023 14:15

Exclusivo: Solarprime acerta parceria com 2W Ecobank para embarcar na expansão do Mercado Livre


Por Luciana Collet

São Paulo, 28/08/2025 - Em linha com a estratégia de se reposicionar e em busca da consolidação de ser fornecedora de soluções de energia limpa, a rede de franquias Solarprime fechou uma parceria estratégica com a comercializadora 2W Ecobank que permitirá às franqueadas passar a oferecer aos clientes opções de adesão ao mercado livre de energia. A ideia é atender especialmente pequenas e médias empresas do chamado "grupo A", consumidores de energia elétrica atendidos em alta e média tensão.

O movimento ocorre em um momento em que o mercado livre de energia vive uma aceleração dos negócios relacionados a migrações provenientes de clientes até então atendidos pelas distribuidoras, já refletindo a mudança das regras prevista para ser efetivada em 2024, quando todos os consumidores do grupo A poderão aderir ao Ambiente de Contratação Livre (ACL). Até o momento, apenas consumidores em alta tensão com demanda superior a 500 KV podem atuar no mercado livre.

Além disso, há expectativa de que, ao longo dos próximos anos, a abertura de mercado continue, de forma a permitir que também consumidores atendidos em baixa tensão possam escolher seu fornecedor de energia. Um cronograma em discussão no Congresso Nacional sugere que consumidores residenciais e rurais poderiam migrar ao ACL a partir de 2028.

O diretor-presidente da Solarprime, Mário Campo Grande, citou que as mudanças regulatórias previstas serviram de estímulo para a parceria com a 2W Ecobank. Ele também indicou que o acordo atende a uma demanda já identificada junto a potenciais clientes em alta tensão, que muitas vezes buscavam soluções de energia limpa junto aos franqueados, mas não apresentavam as condições necessárias para implementar um sistema de micro ou minigeração, como local apropriado. "Agora podemos dizer: 'enquanto você não tem local fixo definido, ou está em fase de crescimento, posso te ajudar a entrar no mercado livre, você troca capex por opex, faz economia. E um dia faz a sua usina'", disse o executivo, em entrevista ao Broadcast Energia.

A expectativa da Solarprime é que, com a parceria com a 2W Ecobank, a empresa possa dobrar sua participação de mercado, em termos de clientes atendidos, passando dos atuais 1,5% para 3% nos dois próximos anos.

Com mais de 470 franqueados atuando em 26 Estados, a ideia é que a Solarprime ofereça contatos para a 2W Ecobank realizar novas operações no mercado livre, obtendo uma remuneração a partir do fechamento dos contratos. Campo Grande explicou que haverá regras para que o franqueado se torne elegível a participar da parceria, a partir do mix de negócios que realiza na unidade.

Baixa Tensão

A Solarprime também está em vias de anunciar uma parceria similar voltada para o segmento de baixa tensão. Neste caso, potenciais clientes que sem condições estruturais para a instalação de painéis solares poderão se favorecer de uma assinatura de geração distribuída. Neste caso, o cliente não faz investimento em um Sistem solar próprio, mas usufrui da energia gerada por uma mini usina solar existente, garantindo, ainda, economia de custos.

"A Solarprime quer que o cliente, seja ele de alta ou baixa tensão, tendo mini geração ou não, seja atendido com uma oferta de solução de energia porque acreditamos que, estabelecendo uma relação comercial, vamos poder, na sequência, colocar mobilidade elétrica, que é a bola da vez, e, daqui a algum tempo, as baterias", disse.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso