Economia & Mercados
14/09/2017 10:02

Vivendi irá apelar de decisão de regulador sobre controle da Telecom Italia


A Vivendi anunciou que irá apelar de uma decisão do regulador de mercados da Itália, o Consob, que considerou que o conglomerado de mídia francês tem o controle "de fato" da Telecom Italia.

"A Vivendi contesta formalmente essa interpretação e irá apelar aos tribunais competentes", informou a empresa em comunicado divulgado ontem à noite.

A decisão do Consob poderá ter consequências para a Vivendi, incluindo a consolidação da dívida da Telecom Italia no balanço da empresa francesa. No fim de junho, a operadora de telecomunicações italiana acumulava dívida líquida ajustada de 25,1 bilhões de euros (US$ 29,9 bilhões).

A Vivendi possui fatia de quase 24% na Telecom Italia e propôs ocupar pelo menos nove dos 15 assentos no conselho de administração da empresa. Em junho, o executivo-chefe da Vivendi, Arnaud de Puyfontaine, tornou-se presidente do conselho da Telecom Italia.

A Vivendi já admitira antes que dirige e coordena atividades na Telecom Italia, mas negou deter o controle de fato da empresa. A Telecom Italia também contestou a decisão do Consob, alegando que o veredicto contrasta com interpretações típicas sobre controle societário na Itália.

O governo italiano também vem avaliando se a Vivendi é ou não a controladora de fato da Telecom Italia, num sinal de que se preocupa com o fato de um ativo nacional estratégico ser assumido por estrangeiros.

A Vivendi enfrenta outras batalhas judiciais na Itália. Neste ano, o regulador local do setor de telecomunicações determinou que a empresa francesa não pode deter grandes participações na Mediaset e na Telecom Italia, uma vez que contrariariam regulações antitruste. Fonte: Dow Jones Newswires.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos