Economia & Mercados
27/06/2018 11:34

BC/Rocha: recuperação do crédito para PF está mais consolidada; PJ ainda está negativo


Brasília, 27/06/2018 - A recuperação do mercado de crédito está se consolidando com aumento das concessões e redução do custo dos empréstimos. A avaliação foi feita pelo chefe do departamento de estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, ao apresentar dados do mercado relativos ao mês de maio. "Em maio, de forma geral, vimos o crescimento do saldo de crédito e o aumento nas concessões com redução do custo do crédito", disse. "A recuperação do mercado está se consolidando".

Rocha notou que o saldo das operações para pessoas físicas teve contração até 2016. Desde 2017, disse o técnico, o volume de operação tem se recuperado. Na pessoa jurídica, o crédito tem demorado mais para reagir e houve retração das operações até o começo de 2017. "Desde então, ainda que o desempenho permaneça negativo pelas operações direcionadas, há diminuição da trajetória negativa em 12 meses".

Com esse melhor desempenho das operações corporativas, o mercado de crédito total tem crescido nos últimos três meses e o ritmo acelera, o que indicaria tendência de recuperação citada pelo chefe de departamento do BC. Rocha lembrou que os saldos em 12 meses cresceram 0,7% em abril e o ritmo aumentou para 1,3% em maio.

"Como sempre temos dito, essa recuperação é puxada pelo crédito livre, que cresceu 1% no mês. É bastante significativo", disse. Já as operações direcionadas terminaram o mês passado com saldo estável. Rocha disse que ainda é preciso aguardar para observar se as operações voltarão a crescer, mas o técnico chamou atenção para o fato de que as quedas foram diminuindo mês a mês até a estabilidade do mês passado. (Fernando Nakagawa e Fabrício de Castro - fernando.nakagawa@estadao.com e fabricio.castro@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos