Economia & Mercados
10/07/2019 18:04

YPFB quer comprar ações da Petrobras no Gasbol e controlar transportadora


A petroleira boliviana YPFB quer disputar uma fatia do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) dos 51% que vão ser vendidos pela Petrobras, e assim garantir o controle da rede de transporte. Atualmente, a estatal do país vizinho possui 12% de participação na TBG, que cuida da rede entre a fronteira e o Estado de São Paulo. Em comunicado do Ministério de Minas e Energia do País, a estatal informa que vai entrar na licitação que será promovida pela Petrobras. Com isso, espera ampliar sua influência no mercado de gás brasileiro.

"A possibilidade de ter mais presença no mercado brasileiro permitirá à YPFB encarar negociações para comercializar gás natural diretamente com empresas distribuidoras e indústrias privadas, localizadas no Sudeste Brasileiro, evitando a intermediação de terceiros", afirmou Luis Alberto Poma Calle, gerente de Regulação da Gas Transboliviano (GTB), subsidiária da YPFB.

A venda de participação no Gasbol faz parte do acordo firmado entre a Petrobras e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para abrir o setor de gás natural à concorrência. A estatal brasileira também vai vender fatias na NTS e da TAG, outras duas transportadoras das quais participa.

No comunicado, a YPFB destaca que a venda do ativo pela Petrobras não significa que a petroleira vai reduzir o volume de gás contratado da Bolívia. "Para a YPFB, essa oportunidade de mercado permitirá o fortalecimento do seu plano de expansão e internacionalização pelo continente", destacou Calle.

O Gasbol possui 3,15 mil km de extensão, dos quais 82% estão instalados no território brasileiro. A capacidade de entrega de gás é de 32,85 milhões de m?/d.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos