Economia & Mercados
15/11/2018 09:44

Reino Unido: Vice-secretária do Brexit renuncia ao cargo por discordar de acordo com UE


São Paulo, 15/11/2018 - A vice-secretária do Brexit, Suella Braverman, também renunciou ao cargo por discordar do acordo feito ontem pelo gabinete da primeira ministra Theresa May para saída do Reino Unido da União Europeia. Mais cedo, o superior de Braverman e nome principal da Secretaria do Brexit, Dominic Raab, já havia anunciado sua renúncia. O acordo ainda tem que passar pelo Parlamento.

Em rede social, Suella Braverman publicou a carta-renúncia enviada à primeira ministra. No texto, a vice-secretária utiliza argumentos semelhantes ao de Raab e diz não concordar com os termos para a Irlanda do Norte e diz que, da forma como foi fixado, o acordo tira do Reino Unido "as principais vantagens competitivas do Brexit".

Em sua carta, a vice-secretária afirma que a proposta "não é o que o povo britânico votou em 2016". E pontua que o acordo para a Irlanda do Norte tem sido visto por muitas pessoas como "traição".

Ela também aponta que regimes diferentes para a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido "ameaça rachar nossa preciosa União". Durante esse processo, eu estive comprometida. Coloquei o pragmatismo acima do idealismo e entendi que concessões eram necessárias na negociação. (...) Contudo, eu atingi um ponto onde eu sinto que essas concessões não respeitam o desejo das pessoas - as pessoas que nos colocaram aqui e a quem servimos humildemente", aponta ela. (Bárbara Nascimento - barbara.nascimento@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso