Economia & Mercados
23/12/2021 16:39

Exclusivo: Inovabra hábitat, do Bradesco, fecha 2021 com 206 startups e dois novos unicórnios


Por Matheus Piovesana

São Paulo, 23/12/2021 - O Inovabra Habitat, ambiente de inovação colaborativa do Bradesco na capital paulista, fechará 2021 com 79 empresas e 206 startups participantes, além de duas startups que viraram unicórnios - ou seja, passaram a ter avaliação de mercado superior a US$ 1 bilhão. Além disso, o número de contratos firmados entre empresas e startups habitantes ultrapassou os 500, considerado o acumulado desde 2018, quanto o Habitat foi lançado.

Um dos destaques do ano foi a fintech mexicana Clara, que se tornou o unicórnio mais rápido da história da América Latina ao oferecer cartões de crédito para empresas e a gestão de despesas corporativas. O primeiro escritório da Clara no Brasil, aberto neste ano, fica no ambiente do Bradesco.

Outra startup que ganhou status de unicórnio foi a Semantix, que oferece software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Parceira do Bradesco desde 2017 e investida do banco através do Inovabra Ventures, a empresa anunciou em novembro uma fusão com a Alpha Capital, empresa de propósito específico de aquisição (Spac, na sigla em inglês) listada na Nasdaq, que a avaliou acima de US$ 1 bilhão.

Espécie de incubadora de inovações, o Inovabra é visto pelo banco como um ambiente de encontro com startups, tanto para o conglomerado quanto para outras empresas que busquem inovação. "Trabalhamos continuamente no intuito de gerar conexões e aprendizados para os nossos membros, o que inclui não somente o Bradesco, mas também outras corporações e startups", diz a diretora do Inovabra Habitat, Renata Petrovic.

Desde 2018, ano em que o Habitat foi lançado, foram fechados mais de 500 contratos entre empresas e startups, e cerca de 1,2 mil atividades de inovação colaborativa foram realizadas.

O Habitat tem mais de 280 "habitantes", sendo que 70 chegaram em 2021. Há ainda as startups que estão cadastradas na plataforma digital do Inovabra e as ligadas a centros parceiros, o que estende a rede a 10 mil delas. Iniciativas da Microsoft, da IBM, do Google Cloud e da Huawei para empresas inovadoras também são parceiras do projeto.

Três parcerias recentes mostram como o próprio Bradesco bebe da fonte. Nos últimos meses, o banco fechou contratos com as startups Qipu, Predify e Smartbrain através do Inovabra, e as três já estão integradas a suas soluções.

A Qipu, que oferece serviços de ERP (sistema integrado de gestão) e de contabilidade online para microempreendedores individuais, e a Predify, que oferece software online para definição de preços e planejamento, entraram para a plataforma do Bradesco direcionada a MEIs em março e em abril, respectivamente. A Qipu já teve mais de 940 cadastros, e a Predify, mais de 470.

Já a fintech Smartbrain é parceira do banco na consolidação do patrimônio dos clientes de alta renda. Segundo o Bradesco, o serviço adiciona valor à oferta de assessoria e gestão patrimonial, e por enquanto, está sendo oferecido a um público seleto, de family offices, com expansão planejada para breve.

Graças ao Inovabra, o Bradesco ficou entre as 25 empresas do mundo destacadas pelo Open Innovation Challengers, do prêmio Corporate Startup Stars Awards, pelo segundo ano seguido.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso