Economia & Mercados
16/08/2018 09:07

ICVA/Cielo: Vendas do varejo crescem 0,5% em julho ante julho/17


São Paulo, 16/08/2018 - As vendas do varejo brasileiro cresceram 0,5% em julho na comparação com o mesmo mês de 2017, descontando a inflação que incide sobre a cesta de setores do varejo ampliado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta quinta-feira (16). Em termos nominais, o indicador registrou alta de 4,4% na comparação com o ano anterior.

Segundo o indicador, o mês de julho deste ano foi prejudicado pelo efeito calendário, já que no mesmo mês do ano passado houve uma terça-feira a mais e um sábado a menos - os dias da semana geralmente são melhores para o varejo. Além disso, houve o feriado de 9 de julho que, em 2017, caiu em um domingo.

Ajustados a esses impactos, o índice deflacionado apontaria alta de 1,4%, o que representa uma leve aceleração em relação ao observado no mês de junho (1,1%). Já pelo ICVA nominal, no mesmo conceito, o indicador apresentaria alta de 5,3% na comparação com o mesmo período de 2017, apresentando uma aceleração em relação a junho (4,4%).

"O ICVA nominal ajustado aos efeitos de calendário manteve a trajetória de retomada que vinha sendo apresentada nos últimos meses. Vale ressaltar que esse resultado foi impulsionado por uma aceleração da inflação, especialmente em alimentos, combustíveis e viagens, o que pode ser observado no ICVA deflacionado”, aponta Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.

O resultado do mês, quando comparado com o mesmo período do ano passado, foi puxado principalmente pelo desempenho do bloco de bens não duráveis, único segmento que apresentou aceleração na margem. “O setor de supermercados segue puxando a recuperação do varejo, enquanto a maioria dos demais apresenta oscilações”, diz Mariotto.

Dentre os destaques negativos, encontra-se o setor de Vestuário. “Analisando os registros oficiais de temperatura, julho fez menos frio que o mesmo mês de 2017, principalmente no Sudeste, o que pode explicar parte deste desempenho”, complementa.

Em relação à Copa do Mundo de futebol, os dois jogos da seleção brasileira ocorridos em julho também tiveram efeito negativo de 1 ponto porcentual nas vendas do varejo, destaca o indicador da Cielo. (Rodrigo Petry, especial para o Broadcast)
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