Economia & Mercados
16/05/2019 10:48

BC/Campos Neto: criamos 14 grupos de trabalhos para avaliar cada ponto da agenda BC+


Por Eduardo Rodrigues e Aline Bronzati

Brasília, 16/05/2019 - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse há pouco que a autoridade monetária está criando 14 grupos de trabalho para avaliar medidas de inclusão, competitividade, transparência e educação financeira.

“Essas dimensões serão trabalhadas por meio de ações junto a outros órgãos de governo e à sociedade, por meio de alterações infralegais e também de projetos de leis, para os quais nos colocamos à disposição para a colaboração com as iniciativas desse Congresso”, afirmou, em audiência na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

Segundo ele, a instituição se dedica ao desenho de como será o sistema financeiro no futuro, tendo como foco o papel da evolução tecnológica. “Trabalhar na modernização do Sistema Financeiro Nacional é fundamental para alcançarmos esses objetivos - simplificando e desburocratizando o acesso aos mercados financeiros para todos e dando um tratamento homogêneo ao capital, independentemente de sua nacionalidade ou se provém de um grande ou de um pequeno investidor”, completou.

Segundo ele, para o sistema financeiro, essa mudança tecnológica significa: democratizar; digitalizar; desburocratizar; e desmonetizar. Campos Neto citou ainda ferramentas que precisam ser estimulada como: blockchain; serviços de nuvem; inteligência artificial; e digitalização.

Ele voltou a defender o projeto de autonomia do Banco Central. “Acreditamos ainda que um BC autônomo, como estabelece projeto de lei atualmente em discussão nesse parlamento, proporcionaria uma redução de incertezas econômicas e dos prêmios de risco, o que nos levaria a uma melhor condição de consolidar os ganhos recentes e abrir espaço para os novos avanços que o país tanto precisa”, concluiu.

Contato: eduardor.ferreira@estadao.com
aline.bronzati@estadao.comP
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos