Economia & Mercados
07/12/2021 10:18

Europa supera China na criação de startups de tecnologia acima de US$ 1 bilhão, diz pesquisa


Bruxelas, 07/12/2021 -- A Europa ultrapassou a China na criação de startups de tecnologia avaliadas em bilhões de dólares, de acordo com pesquisa da Atomico, uma empresa de capital de risco com sede em Londres. No ano passado, o país asiático controlou gigantes como Alibaia Group Holding, Tencent Holdings e Didi Global, lançando um calafrio em todo o setor. A Europa, por sua vez, atraiu mais investimentos em sua indústria de tecnologia em expansão, principalmente de fundos dos EUA.

Embora a China ainda tenha muito mais grandes empresas de tecnologia do que a Europa, e um mercado interno maior para elas, as tendências mudaram no ano passado. Este ano, segundo a análise, a China acrescentou 26 empresas de tecnologia com avaliações acima de US$ 1 bilhão, conhecidas como unicórnios, elevando seu total para 300. A Europa tem 98 novos unicórnios este ano, totalizando 321, de acordo com a Atomico.

Os investidores, principalmente dos EUA, foram atraídos para a Europa por um número crescente de startups de tecnologia lançadas por uma população crescente de empreendedores, muitos dos quais já trabalharam em outras empresas de tecnologia. Nos últimos anos, os governos europeus e a União Europeia (UE) têm tentado encorajar as pessoas a abrirem empresas e assumirem um certo grau de risco, especialmente porque as redes de segurança social tradicionais do continente foram afetadas pela pressão econômica e mudanças demográficas.

Tom Wehmeier, que comanda a preparação do relatório da Atomico, disse que a previsibilidade relativa da Europa - que muitas pessoas criticam como inércia ou enfadonho - se tornou uma vantagem em relação à situação na China e à imprevisibilidade nos EUA nos últimos anos. "Os investidores lutam com a incerteza", disse Wehmeier. "A estabilidade da Europa é uma grande base para a construção de um ecossistema de tecnologia saudável e isso se tornou mais evidente recentemente", completou. Fonte: Dow Jones Newswires
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso