Economia & Mercados
07/12/2021 08:30

CVM abriu três processos desde outubro por causa de declarações de Bolsonaro sobre Petrobras


Por Bruno Villas Bôas

Rio, 06/12/2021 - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu três processos administrativos envolvendo a Petrobras desde o fim de outubro, devido a declarações do presidente Jair Bolsonaro. O mais recente deles foi aberto nesta segunda-feira, 6, após Bolsonaro afirmar, no domingo, que a companhia iria cortar o preço dos combustíveis até o fim de dezembro.

Em 26 de outubro, a CVM abriu um processo administrativo envolvendo o reajuste dos preços dos combustíveis da companhia. O processo 19957.008780/2021-06 foi aberto dois dias após declarações de Bolsonaro de que os combustíveis deveriam ter novo reajuste devido à alta do preço do barril de petróleo. A companhia divulgou o reajuste no dia seguinte, na segunda-feira.

Outro processo foi aberto pela CVM em 27 de outubro, sob número 19957.008853/2021-51, após o presidente afirmar que a privatização da Petrobras "entrou no radar". O comentário foi feito logo após mais um aumento dos preços de combustíveis. Naquele dia, os papéis preferenciais da estatal fecharam em alta de 6,84%, cotado a R$ 29,04. O processo trata da supervisão de notícias, fatos relevantes e comunicados.

A CVM pode abrir processos administrativos, por exemplo, quando entende que precisa acompanhar os desdobramentos de algum assunto ou também quando emite ofícios solicitando esclarecimentos sobre notícias veiculadas na imprensa. Os processos podem evoluir para uma apuração mais aprofundada ou serem encerrados, caso a caso.

Procurada, a CVM informou que não comenta casos específicos.

Contato: bruno.villas@estadao.com e denise.luna@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso