Economia & Mercados
28/04/2022 14:54

Abertura do processo na SEC era esperado, diz Vale, que vai contestar


Por Bruno Villas Bôas e Altamiro Silva Junior

Rio e São Paulo, 28/04/2022 - O vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou há pouco que a abertura de um processo contra a empresa na Securities and Exchange Commission (SEC, que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos) era esperado, após a empresa ter sido notificada do tema em outubro do ano passado.

“Era esperado, depois das notícias do último ano. A gente discorda. Recebemos e-mail e a informação sobre isso, sobre a SEC e vamos contestar a alegação. Vai levar um tempinho, claro, mas vamos manter o mercado a par”, disse o executivo, durante teleconferência de apresentação dos resultados do primeiro trimestre para analistas.

A SEC anunciou na manhã de hoje abertura de processo contra a Vale acusando a empresa de fraude ao produzir documentos "falsos e enganosos" sobre a segurança de sua barragem antes da tragédia em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019. "O colapso matou 270 pessoas, causou danos ambientais e sociais imensuráveis e levou a uma perda de mais de US$ 4 bilhões na capitalização de mercado da Vale", observa o documento da SEC. O processo foi aberto em Nova York.

O regulador americano alega no processo que, desde 2016, a Vale manipulou "múltiplas auditorias" sobre segurança de suas barragens. Assim, de forma regular enganou investidores, governos e a comunidade sobre a segurança da barragem em Brumadinho, incluindo em documentos sobre a respeito de questões sociais, ambientais e de governança (ESG, na sigla em inglês).

Contato: bruno.villas@estadao.com; altamiro.junior@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso