Economia & Mercados
21/04/2021 12:30

Governo prevê divulgar diretrizes para programa de hidrogênio em 60 dias


Por Marlla Sabino

21/04/2021 - O governo determinou a elaboração de diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio em até 60 dias. Pela decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) da terça-feira, 20, o trabalho será feito em parceria com os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Regional. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) também deve apoiar a elaboração das medidas.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), as diretrizes devem prever normas de segurança, desenhos regulatórios e estrutura que permitam competitividade para o uso do hidrogênio em grande escala.

A pasta afirmou ainda que é necessário desenvolver a infraestrutura de produção, armazenamento, transporte e distribuição do hidrogênio, pelo lado da oferta, bem como para a inserção do energético na matriz de consumo em setores como transporte, siderurgia e de fertilizantes.

"No aspecto tecnológico, há inúmeros desafios a serem superados, embora sua produção e utilização já seja realidade em alguns nichos. O armazenamento do hidrogênio é um deles, pois exige elevadas pressões para armazenamento no estado gasoso, ou criogenia para armazenamento no estado líquido", diz a nota.

contato: marlla.sabino@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: