Economia & Mercados
04/10/2022 12:41

Especial: crise energética vai impulsionar investimentos em renováveis no longo prazo


Por Letícia Simionato

São Paulo, 04/10/2022 - Analistas consultados pelo Broadcast acreditam que a atual crise energética que a Europa enfrenta, apesar do transtorno econômico que está gerando, deve impulsionar a transição energética no continente no médio e longo prazo. No entanto, até lá, os europeus continuarão enfrentando problemas de oferta de energia nos próximos anos.

A Associação Internacional de Produtores de Petróleo e Gás (IOGP, da sigla em inglês) divulgou uma pesquisa na semana passada em que revela que a Europa pode reequilibrar progressivamente seu suprimento de gás e substituir as importações da Rússia bem antes de 2030, mas, para isso, "precisa garantir suprimentos alternativos imediatamente".

Em entrevista ao Broadcast, o diretor-presidente da PSR, Luiz Augusto Barroso, destaca que a guerra está redesenhando o ambiente energético global, e a Europa vai buscar a independência do gás russo, o que vai acelerar investimentos em renováveis. No entanto, ele pondera que isso inicialmente não vai resolver todo o problema. "Os europeus ainda vão criar uma dependência ao gás americano importado e vão trabalhar muito com aporte de tecnologias que não existem ainda", diz. "Mas, o mundo futuro vai buscar dobrar apostas renováveis e apostar no hidrogênio como energético adicional. Isso vai levar um tempo, temos pelo menos essa década ainda de um panorama energético muito confuso do continente europeu", pontua.

Para ler o texto completo, assine o Broadcast Energia. Para mais informações, ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades) ou envie mensagem para comercial.ae@estadao.com.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso