Economia & Mercados
16/09/2020 19:12

BC: prescrição futura do Copom é condicionada à manutenção do atual regime fiscal


Por Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues

Brasília, 16/09/2020 - Ao manter a Selic (a taxa básica da economia) em 2,00% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reforçou a “prescrição futura” - ou forward guidance, no jargão dos bancos centrais - como forma de instrumento adicional de política monetária. Essa estratégia já havia sido usada na decisão anterior do órgão, em agosto.

“Nesse sentido, e apesar de uma assimetria em seu balanço de riscos, o Copom não pretende reduzir o grau de estímulo monetário, a menos que as expectativas de inflação, assim como as projeções de inflação de seu cenário básico, estejam suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária, que atualmente inclui o ano-calendário de 2021 e, em grau menor, o de 2022. Essa intenção é condicional à manutenção do atual regime fiscal e à ancoragem das expectativas de inflação de longo prazo”, reafirmou o Copom hoje.

Assim como na última decisão, a diretoria do BC destacou que a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário “extraordinariamente elevado”. Mais uma vez, o colegiado ressaltou que questões prudenciais e de estabilidade financeira fazem com que o espaço remanescente para novos cortes na Selic, “se houver”, deve ser pequeno.

O comunicado da decisão de hoje repetiu que eventuais novos ajustes na taxa básica de juros ocorreriam com gradualismo adicional - ou seja, mais espaçados no tempo. Além disso, novas mudanças na Selic dependem da percepção sobre a trajetória fiscal e de novas informações que possam alterar a avaliação atual sobre a inflação projetada.

Contatos: fabricio.castro@estadao.com e eduardor.ferreira@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos