Economia & Mercados
20/06/2020 16:36

Trump retoma campanha eleitoral com comício em Tusla neste sábado, apesar de avanço da pandemia


Por Eduardo Gayer

São Paulo, 20/06/2020 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retoma sua campanha presidencial neste sábado, com um comício em Tusla, cidade do estado de Oklahoma, a partir das 21 horas, pelo horário de Brasília. Trata-se de seu primeiro compromisso eleitoral desde a chegada do novo coronavírus ao país, que paralisou atividades e cuja "curva de contaminação" segue em franca escalada. De acordo com a Associated Press, seis membros da equipe do presidente que organizavam o ato deste sábado testaram positivo para a covid-19 há pouco e, por isso, foram afastados de suas funções.

A corrida a Casa Branca é um desafio para Trump, que tenta se reeleger no pleito de novembro. Além da dificuldade de realizar atos de campanha em meio à pandemia, a popularidade do presidente tem sido afetada pelos desdobramentos da crise, colaborando para o fechamento de empresas e salto na taxa de desemprego, hoje em 13,3%. Em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto, o republicano aparece atrás do adversário Joe Biden, candidato pelo Partido Democrata e ex-vice-presidente na gestão Barack Obama.

Ao longo da semana, cidadãos de Tulsa tentaram barrar na Justiça o comício deste sábado, temendo o aumento de infecções na cidade. O presidente americano alega que todos os protocolos de segurança serão cumpridos e que a ofensiva contra o ato tinha razões políticas.

Hoje, os Estados Unidos baterão 2.215.618 contaminados pela covid-19, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção a Doenças (CDC, na sigla em inglês), um aumento de 32.218 casos em relação a ontem. As mortes aumentaram em 690, para 119.055.

Contato: eduardo.gayer@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos