Economia & Mercados
12/01/2018 16:33

MEIRELLES: PERSPECTIVA PASSOU DE NEGATIVA PARA ESTÁVEL, SIGNIFICA ESTABILIDADE POR UM PERÍODO


Brasília, 12/01/2018 - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a destacar há pouco, em entrevista coletiva, que a agência Standard & Poor's (S&P), apesar de ter cortado o rating do País, melhorou a perspectiva da nota brasileira, de negativa para estável. "Significa que existe previsão de estabilidade por um período", afirmou Meirelles.

Meirelles afirmou ainda que a mudança no rating brasileiro, para melhor, será uma "questão de tempo". "Estamos confiantes e seguros de que a reforma será aprovada. Como outras medidas já foram", acrescentou. "Estamos no caminho certo. Isso está claro. É importante."

Ele citou ainda pontos abordados pela agência ao tratar da redução da nota do País, como a continuação do crescimento econômico, da inflação sob controle e a aprovação da reforma da Previdência, qualificada por Meirelles como "fundamental", e de outros projetos de ajuste fiscal. "Continuamos afirmando que, em nossa avaliação, serão aprovados", disse. "Já manifestamos isso aqui e no exterior."

Meirelles listou ainda uma série de projetos que influenciam a área fiscal que já foram aprovados ou estarão em andamento. Entre eles, o ministro lembrou do projeto de reorientação da folha, da mudança da tributação dos fundos de pagamento, da reorientação da folha "já este ano" e do adiamento do aumento dos funcionários públicos, "que está sendo julgado no judiciário". "Tudo isso, nos parece que será favorável", afirmou.

O ministrou lembrou ainda que o Congresso Nacional aprovou o teto de gastos, considerado fundamental para o País. Ele lembrou ainda da aprovação da reforma trabalhista, da lei de governança das estatais, da Taxa de Longo Prazo (TLP), do cadastro positivo (ainda em tramitação) e da duplicata eletrônica. "Existe histórico de aprovação (no Congresso) de questões relevantes para o País. (Isso) deve continuar ocorrendo", afirmou.

Meirelles disse ainda que o governo vai continuar trabalhando e seguindo na direção atual. "O País está crescendo. Nossa previsão de crescimento para 2018 é de 3,0%", disse o ministro. "A agência normalmente vai de forma um pouco mais conservadora, o que é normal. Isso aconteceu também em 2017", acrescentou, em referência à S&P. "O Brasil está em processo de recuperação de forma sólida", disse, citando a perspectiva de criação de 2 milhões de empregos este ano.

Na noite de ontem, a agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou o rating do Brasil de BB para BB-. Já a perspectiva da nota do País foi de negativa para estável. Em sua decisão, a S&P citou o atraso nas reformas e a incerteza política. (Fabrício de Castro, Lorenna Rodrigues e Idiana Tomazelli - fabricio.castro@estadao.com, lorenna.cardoso@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso