Economia & Mercados
12/07/2023 16:15

Associação de Franchising fala em simplificação de 'manicômio tributário' e defende reforma


A Associação Brasileira de Franchising (ABF) saiu em defesa da reforma tributária nesta quarta-feira, 12, alegando que o projeto encabeçado pela ala econômica do governo federal trará a "simplificação de um modelo comumente conhecido como 'manicômio tributário'".

"Como grande gerador do primeiro emprego, qualificando e requalificando milhões de brasileiros em todo o País, o franchising batalha sempre por um melhor ambiente de negócios, que estimule o empreendedorismo e a livre iniciativa", afirmou a organização em nota enviada à imprensa.

O projeto da reforma tributária, cujo texto-base foi aprovado na Câmara na sexta-feira, 7, propõe a unificação de cinco tributos - ICMS, ISS, IPI, PIS, Cofins - para a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). Ele, por sua vez, será dividido em dois: um federal, batizado de Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS), e outro de Estados e municípios, o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS).

A proposta foi aprovada na Câmara em segundo turno, com 375 votos a favor e 113 contra. O texto segue para votação no Senado e será regulamentado por Leis Complementares, já que se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso