Por Circe Bonatelli
São Paulo, 29/05/2023 - Os lançamentos e as vendas do Minha Casa Minha Vida (MCMV) tiveram quedas expressivas no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com pesquisa divulgada há pouco pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Os lançamentos nacionais de imóveis dentro do programa habitacional caíram 41,8%, para 16,8 mil unidades, enquanto as vendas recuaram 37,1%, para 24,8 mil, conforme o levantamento.
Com isso, o MCMV perdeu participação de mercado. Os lançamentos do programa representaram apenas 35% dos lançamentos no começo de 2023 contra 42% no início de 2022. No caso das vendas, essa retração foi de 50% para 34%.
"O Minha Casa Minha Vida perdeu significativamente a proporcionalidade que detinha no mercado imobiliário", afirmou o presidente da Comissão de Mercado Imobiliário da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, durante apresentação realizada há pouco.
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