Economia & Mercados
23/03/2020 19:55

Cemig anuncia flexibilização no pagamento da conta de luz de clientes baixa renda até abril/20


Por Wellington Bahnemann

São Paulo, 23/03/2020 - A estatal mineira Cemig e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciaram hoje medidas para mitigar os efeitos da interrupção da atividade econômica por conta da coronavírus na população de baixa renda no Estado. De acordo com o comunicado divulgado há pouco, a companhia vai flexibilizar o pagamento das contas de luz e garantir o fornecimento de energia para todos os clientes baixa renda cadastrados com a tarifa social até o dia 30 de abril. A medida irá beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas em todo o Estado.

“Esses clientes poderão parcelar as suas faturas em até seis vezes, sem juros e multas”, informou a empresa, em nota. O parcelamento dos débitos em seis vezes se estende ainda aos consumidores comerciais classificados como microempresas, que tiveram que paralisar suas atividades em função das restrições de funcionamento decretadas pelo governo de Minas Gerais. A medida atenderá os clientes que formalizarem a solicitação junto à Cemig pelos canais virtuais da empresa.

A medida anunciada hoje também inclui a flexibilização do pagamento de contas de luz e garantia do fornecimento de energia elétrica para hospitais filantrópicos e públicos, bem como unidades de pronto atendimento. Essas unidades também poderão pagar a conta em até seis vezes sem juros e multas. De acordo com o governo mineiro, o tempo de duração dessas medidas poderá ser reavaliado conforme o andamento da crise do novo coronavírus.

Além da Cemig, medidas semelhantes foram adotadas para a Copasa, empresa de saneamento do governo mineiro. Os clientes beneficiários da tarifa social não terão seu abastecimento suspenso até o dia 20 de abril, assim como não haverá a incidência de juros e multas por conta de atraso no pagamento. Os clientes comerciais dos ramos de atividade paralisados, citados na deliberação estadual, com contas com vencimento cujo prazo seja até 20 de abril, terão prazo para pagamento prorrogado para 20 de maio. Já os que receberam aviso de suspensão de abastecimento entre os dias 23 de fevereiro e 20 de março terão o prazo para pagamento prorrogado para 20 de abril.

Contato: wellington.bahnemann@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso