Economia & Mercados
15/08/2022 12:30

CBIC/Martins: contratações no CVA em julho tiveram crescimento de 20% ante mesmo mês de 2021


Por Circe Bonatelli

São Paulo, 15/05/2022 - Após uma forte queda nos últimos meses, as contratações de projetos dentro do Casa Verde e Amarela (CVA) se recuperaram no começo deste semestre, afirmou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

As contratações em julho subiram na ordem de 20% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou Martins. "E em agosto seguem no mesmo ritmo", disse, em apresentação feita há pouco.

O Comissões da Indústria Imobiliária da CBIC, Celso Petruci, explicou que boa parte dos empreendimentos foram adiados ou cancelamentos nos últimos meses porque o aumento nos custos de construção exigia uma elevação nos preços dos imóveis, o que não era acompanhado pelo poder de compra da população.

Isso levou o governo federal a articular medidas de estímulos para desafogar o programa habitacional, com aumento na liberação de subsídios, ampliação nos prazos de financiamento e adequação das faixas de rendas dos mutuários.

"O mais difícil era a adequação do poder de compra. Com essas adequações, acreditamos que a coragem do empresariado para lançamentos no Casa Verde e Amarela vai voltar rapidamente", disse Petrucci. "Houve melhora nas contratações, e nós acreditamos que seguirá assim".

Contato: circe.bonatelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso