Economia & Mercados
15/08/2018 14:49

Arida: solução para combustível passa por privatizar de forma competitiva o refino


Rio, 15/08/2018 - O economista Persio Arida, coordenador do programa econômico do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, defendeu nesta quarta-feira a privatização "de forma competitiva" do refino de derivados de petróleo, como forma de melhorar a dinâmica de preços de combustíveis no País.

Em palestra para jovens e integrantes do PSDB, no Rio, o coordenador do programa econômico do partido criticou tanto o monopólio da Petrobras no refino no País quanto a solução encontrada pelo atual governo para a crise gerada pelo aumento excessivo dos combustíveis nas bombas, diante da valorização do petróleo no mercado internacional.

Segundo ele, uma solução temporária seria a adoção do modelo europeu, de flutuação do imposto sobre combustíveis, de forma que amenizasse movimentos exacerbados na cotação internacional do petróleo.

"Nós temos que abrir a economia, e abertura da economia é trazer mais eficiência e mais competitividade", declarou Arida, ex-presidente do Banco Central e um dos criadores do Plano Real.

Arida reconheceu que a indústria nacional foi mais prejudicada porque tem carga tributária mais elevada que a dos outros setores, e os custos financeiros no Brasil são mais altos que os de outros países. O economista ressaltou a necessidade de que a indústria brasileira acompanhe a transformação tecnológica que ocorre no mundo.

"Mas como você consegue modernizar se a sua alíquota de bens de capital e bens de informática é uma das mais elevadas do mundo? A modernização é muito cara", disse.

O ex-presidente do Banco Central acredita que políticas de incentivo e inovação gastam pouco dinheiro. Segundo ele, o programa de governo do PSDB inclui incentivos à inovação na economia, mas também na administração pública. Uma das ideias do programa de governo de Alckmin é a criação de um aplicativo que permita à população avaliar o governo, e que o governo consiga responder à população.
(Daniela Amorim - daniela.amorim@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: