Economia & Mercados
08/06/2021 12:33

FUP: Justiça derruba suspensão de coordenador pela Petrobras após protestos na Rlam


Por Denise Luna

Rio, 8/6/2021 - O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (32ª vara de Salvador/BA), derrubou ontem, 7, a punição disciplinar aplicada pela Petrobras no dia 5 de abril ao coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (Fup), Deyvid Bacelar, após protestos contra a venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na porta da unidade.

A decisão em tutela de urgência, proferida pela Justiça do Trabalho, destacou que o exercício da atividade sindical é direito constitucionalmente assegurado, bem como, na Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “É, sem dúvida, uma decisão relevante para os trabalhadores, que em todo o País sofrem ataques aos seus direitos e à sua liberdade de organização sindical”, afirmou em nota Clériston Bulhões, advogado do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), um dos autores da ação trabalhista.

Segundo Bacelar, a denúncia feita na Convenção da OIT chamou a atenção da Justiça do Trabalho às práticas do atual governo brasileiro, que, segundo ele, ferem a liberdade sindical e a democracia.

“Felizmente, a Justiça está sendo feita. Trata-se de uma decisão judicial histórica, demonstrando que a liberdade e autonomia sindical devem ser respeitadas pela gerência geral da refinaria e pela Petrobras", disse Bacelar, que espera estender o alcance da decisão a outros sindicalistas que também receberam punições.

contato:denise.luna@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos