Economia & Mercados
29/01/2024 11:56

Petrobras: reservas provadas somam 10,9 bilhões de BOE em dezembro de 2023


Por Júlia Pestana

São Paulo, 29/01/2024 - A Petrobras informou que suas estimativas de reservas provadas de óleo, condensado e gás natural, segundo critérios da SEC (US Securities and Exchange Commission), resultaram em 10,9 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), em 31 de dezembro de 2023. Deste total, 84% são de óleo e condensado e 16% de gás natural.

"Em 2023, a Petrobras manteve sua trajetória de adição significativa de reservas (1,5 bilhão de boe), com foco em ativos rentáveis e em alinhamento com nossa busca por uma transição energética justa", disse a empresa em fato relevante divulgado nesta sexta-feira, 26.

O índice de reposição orgânica de reservas (IRRorg), isto é, desconsiderando efeitos dos desinvestimentos, alcançou 168% da produção de 2023, tornando o triênio de 2021 a 2023 o de maior IRRorg da história da companhia, atingindo o valor de 207%.

Já a adição de reservas ocorreu, segundo a empresa, em função do "bom desempenho" dos ativos, com destaque para os campos de Búzios, Tupi e Atapu, na Bacia de Santos, e da declaração de comercialidade dos campos não operados de Raia Manta e Raia Pintada, na Bacia de Campos. "Não tivemos alterações relevantes nas reservas decorrentes de variação do preço do petróleo", alegou a companhia.

Com isso, a empresa diz que ao considerar a produção esperada para os próximos anos, acredita ser essencial seguir investindo em maximização do fator de recuperação e em exploração de novas fronteiras, para repor as reservas de petróleo e gás.

Contato: julia.pestana@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso