Economia & Mercados
08/02/2024 13:52

Esfera compra Volga e busca liderança na gestão de ativos de geração no Brasil


Por Luciana Collet

São Paulo, 07/02/2024 - A Esfera Energia acertou a compra da Volga Gestora de Energia, que atua na gestão de ativos de geração de energia, em especial de usinas que utilizam biomassa de cana para produzir energia elétrica. A aquisição, em valor não revelado, amplia a carteira da empresa de 88 para 133 unidades geradoras de energia sob sua gestão, totalizando 7,09 gigawatts (GW) de capacidade instalada, num segmento em que a companhia ambiciona se tornar líder de mercado.

“Queremos ser a maior gestora de ativos de geração de energia do País”, afirma o diretor-presidente da Esfera, Braz Justi. De acordo com ele, com a incorporação da Volga, a empresa consolida a posição no mercado e reforça a capacidade técnica para gerir ativos de energia.

O executivo afirma que, para este ano, a meta é adicionar mais 54 unidades geradoras ao portfólio da companhia, por meio de crescimento orgânico. "Isso já nos colocaria na liderança em número de ativos de geração sob nossa gestão, com quase 190 unidades", completa o vice-presidente de Aquisição de Clientes e Transformação de Negócio da Esfera, Guilherme Esperidião. De acordo com ele, não há dados oficiais sobre participação de mercado para gestão de ativos de geração de energia, mas a empresa estima que o líder deste segmento tenha hoje cerca de 150 ativos de geração.

A gestão de ativos de geração é um dos eixos de negócio da Esfera desde a sua
Fundação, em 2015. O serviço abrange a assessoria regulatória e consultiva para projetos pré-operacionais, em fase de preparação para os leilões de energia, e a gestão pós-operacional das usinas, incluindo a estratégia de comercialização de energia, gestão de contratos e cálculo de garantia física.

O plano de expansão da companhia no segmento será conduzido por Celso Zanatto Jr., um dos sócios da Volga Gestora de Energia, que agora assume as atividades comercial e de prospecção de ativos de geração na Esfera. “O foco é crescer organicamente e criar novos produtos de gestão, inteligência de mercado e assessoria regulatória tanto para projetos de geração em fase pré-operacional quanto para as usinas já em operação”, diz.

Esta é a terceira aquisição realizada pela Esfera Energia nos últimos dois
anos. Em 2021, incorporou a mineira Norten Energia, que apoiava investidores e
usinas a estruturar operações em Geração Distribuída (GD), no que se tornou o pontapé inicial para o desenvolvimento do Esfera Economiza, empresa do grupo que atua no segmento de GD. Em 2022, comprou a W7 Consultoria, que atuava na gestão de contratos de energia de grandes consumidores no ambiente de comercialização livre.

Contato: energia@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso