Economia & Mercados
02/08/2022 17:46

Exclusivo: Mudança em regra da ANP pode elevar preço do litro do diesel em até R$ 0,07, diz IBP


Por Gabriel Vasconcelos

Rio, 02/08/2022 - A mudança na regra de estoques operacionais mínimos de diesel, em discussão na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombsutíveis (ANP), pode acarretar elevação de R$ 0,07 no preço médio do litro do diesel comercializado pelas distribuidoras, calcula o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). O aumento viria no momento em que o governo federal acabou de reduzir impostos sobre combustíveis e tem pressionado a administração da
Petrobras pela redução no preço do diesel em refinarias, sem sucesso.

O IBP representa as empresas na mira da resolução, aquelas com mais de 8% de participação no mercado nacional de diesel A S10. São elas Petrobras e Acelen, que dominam o refino, e as distribuidoras Vibra Energia (27,5%), Raízen (19,9%) e Ipiranga (19,2%).

A ANP deve decidir, em reunião da diretoria colegiada da próxima sexta-feira, 5, se aumenta os estoques obrigatórios mínimos dessas empresas para o equivalente a nove dias do volume comercializado no mesmo mês do ano anterior. A medida valeria entre os meses de setembro e novembro para fazer frente aos riscos de desabastecimento de diesel no segundo semestre, quando há um pico na demanda nacional associado à colheita e transporte da safra agrícola e a perspectiva de oferta internacional apertada em função da guerra e da temporada de furacões no Golfo do México (EUA). A regra atual para os estoques impõe três ou cinco dias de volume equivalente a depender da região de atuação da empresa.

As reportagens exclusivas produzidas pela equipe do Broadcast estão disponíveis na íntegra para assinantes do terminal. Para saber mais sobre o Broadcast, entre em contato com comercial.ae@estadao.com ou ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades).

Contato: gabriel.vasconcelos@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso