Economia & Mercados
04/06/2018 15:34

Apple anuncia capacidade maior do iOS e atualização de aplicativo para mercados financeiros


São Paulo, 04/06/2018 - A Apple anunciou novidades para seus aplicativos nesta segunda-feira durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) que serão atualizadas com a nova versão do sistema operacional da companhia, o iOS. Entre as novidades da empresa, estão a atualização de notícias e o desempenho dos mercados em tempo real no Apple Markets, com a disponibilização de gráficos dos ativos pesquisados. Além disso, haverá novidades no FaceTime e no iMessage, que passarão a ser integrados, enquanto o iOS 12, cuja data de lançamento ainda não foi anunciada, terá sua capacidade dobrada, de acordo com o chefe de software da Apple, Craig Federighi.

Em um rápido comentário ao abrir o painel da Apple na WWDC, Tim Cook comentou que, neste ano, "tudo se trata de software". Antes mesmo da empresa anunciar suas novidades, as ações operavam em alta de mais de 1% em Nova York, fazendo com que a companhia se aproximasse ainda mais de US$ 1 trilhão em valor de mercado. Diferentemente de outras atualizações, o iOS 12 será lançado simultaneamente para todos os celulares e tablets que têm suporte para o iOS 11, com a intenção de incluir o máximo de usuários possível, de acordo com Cook.

"Para o iOS 12, estamos dobrando o desempenho. Estamos trabalhando de ponta a ponta para fazer melhorias para tornar seu dispositivo mais rápido e com maior capacidade de resposta", disse Federighi. Além disso, ele destacou os investimentos que a Apple fará em realidade aumentada, incluindo o aplicativo chamado "Measure", que pode ser usado para fornecer comprimento, largura e dimensões de objetos e lugares. Além disso, a empresa anunciou o USDZ, ferramenta criada em parceria com a Pixar, que permite aos usuários importar imagens encontradas online em uma imagem virtual no mundo real.

Para os usuários que acompanham mercados financeiros, a Apple anunciou a integração do Apple News ao acompanhamento em tempo real das ações de cada empresa. Clicar em uma ação levará o usuário às notícias mais importantes relacionadas à companhia. Além disso, o app Stocks chegará ao iPad.

Além disso, a Apple anunciou a atualização de sua ferramenta de desenvolvimento de software, a ARKit, para que os desenvolvedores possam criar jogos em realidade aumentada que dois usuários do iPhone ou do iPad possam jogar no mesmo ambiente. A Apple levou a Lego ao evento para ilustrar como até quatro pessoas poderiam ter personagens virtuais da Lego e dirigir carros em torno de um prédio físico.

A Siri, o aplicativo no estilo assistente pessoal para iOS, também sofrerá atualizações, de acordo com os executivos da Apple. Agora, ela poderá sugerir que os usuários peçam café em seu lugar favorito ao mesmo tempo em que normalmente os usuários tomam café. Outro exemplo dado foi que a Siri poderá ligar para a avó de um usuário quando ela fizer aniversário e elaborar um texto sugerido ao chefe quando souber que o sumário está atrasado para uma reunião. Também haverá um novo aplicativo que permitirá a criação de comandos de voz que desencadeiam diversas ações, como um comando de viagem que fornece facilmente todos os detalhes de uma viagem.

A Apple também anunciou atualizações para as notificações, incluindo um modo de "não perturbe" que deixará os usuários sem atualizações durante o sono, além de haver uma capacidade de agrupar notificações por tipo. Os usuários também poderão receber relatórios sobre a quantidade de tempo que gasta por semana em cada aplicativo e limitar esse uso a uma hora ou mais a cada aplicativo. Além disso, pais e responsáveis terão a capacidade de limitar o uso de aplicativos por seus filhos e haverá a possibilidade de criação de emojis animados.

Às 15h26 (de Brasília), a ação da Apple subia 0,89%, a US$ 191,94, e o índice Nasdaq avançava 0,57%, a 7.597,41 pontos. (Victor Rezende - victor.rezende@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos