Economia & Mercados
13/09/2018 13:46

Copel aposta em eletropostos para desenvolver indústria de carro elétrico


A Copel está apostando na entrada de carros elétricos no Brasil no curto prazo, e decidiu construir eletropostos de abastecimento no Paraná para desenvolver o mercado. Segundo o presidente da distribuidora paranaense, Antonio Guetter, serão inaugurados 11 eletropostos na "Eletrovia" que liga Curitiba a Foz do Iguaçu.

"E vamos fazer eletrovia de Florianópolis ao Rio de Janeiro também", disse o executivo, observando que no Brasil a indústria dos carros elétricos ainda não cresceu, mas prevê que a evolução será rápida e o "boom" do segmento deve ocorrer em 2021.

"Dizem que não existe mercado para carro elétrico no Brasil porque não tem eletroposto, mas não tem eletroposto porque não tem carro elétrico, vamos fazer eletroposto", brincou. "É uma tendência sem volta."

Nos três postos já inaugurados ao longo da rodovia 277, o abastecimento de 80% da bateria dos automóveis é feito em 20 minutos, segundo Guetter.

De acordo com Guetter, o Brasil está atrasado no mercado de carros elétricos, mas o desenvolvimento desta indústria será fundamental para a descarbonização da economia, uma tendência mundial que o Brasil terá que seguir.

O executivo defendeu a privatização das distribuidoras da Eletrobras e ressaltou que apesar de a Copel ser uma empresa estatal tem conseguido se modernizar, reduzindo inclusive o seu quadro de empregados para torná-la mais eficiente. Nos últimos 5 anos, o quadro de funcionário foi encolhido em 1.600 pessoas, substituídas por soluções tecnológicas, disse.

Segundo ele, será inevitável para as distribuidoras que quiserem sobreviver no mercado brasileiro despertarem para a digitalização, a descentralização e a descarbonização da economia com os carros elétricos.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos