Economia & Mercados
12/01/2018 13:04

LCA/Vitor Velho: aumento na PMS em novembro é muito bom e reflete retomada geral da atividade


São Paulo, 12/01/2018 - O crescimento de 1,00% no volume de serviços prestados em novembro em relação a outubro foi considerado "muito bom" pelo economista Vitor Vidal Velho, da LCA Consultores. Segundo ele, o movimento reflete o que fora visto nos resultados da produção industrial e das vendas do varejo que também cresceram no período. "É muito bom o que vem acontecendo nos últimos meses. De agosto até novembro, acumula alta de 4,6", diz.

Na comparação com o penúltimo mês de 2016, o volume de serviços caiu 0,7%. Como o setor de serviços é o último a se recuperar, o economista acredita que em fevereiro a taxa no confronto interanual pode voltar a ficar positiva, reforçando a retomada econômica. "Isso deve ajudar a melhorar a visão em relação à atividade do primeiro trimestre", avalia.

Conforme Velho, há vários segmentos que indicam crescimento nessa base de comparação, como por exemplo a parte de transporte terrestre, que subiu 8,6% em novembro ante o mesmo mês de 2016. "Vem crescendo há alguns meses, tendo uma puxada forte, e isso é um bom indicativo [de retomada] pois está ligado à indústria", explica.

O economista ainda destaca o segundo crescimento consecutivo mensal em serviços de informação e comunicação, de 0,9% após alta de 1,0% em outubro. Em especial, cita o avanço de 2,0% em serviços de telecomunicações depois da queda de 2,1% no décimo mês do ano. "Como tem grande relevância na PMS, ajudou a impulsionar o resultado em novembro", diz ao se referir à Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). "É um bom sinal principalmente no que tange a serviços prestados a empresas", diz.

Ele acrescenta ainda as altas em serviços prestados às famílias (0,9%) e de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,6%) em novembro em relação a outubro que ajudaram a elevar a PMS mensal. (Maria Regina Silva - maria.regina@estadao.com)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos