Política
01/12/2020 11:48

Bolsonaro: queremos vizinhos fortes que possam somar conosco ideal de democracia e liberdade


Por Emilly Behnke

Brasília, 01/12/2020 - O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, 1, que o Brasil busca "vizinhos fortes" orientados pelos ideais de "democracia e liberdade". Durante visita às obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, Bolsonaro fez uma série de elogios ao presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, o Marito. As declarações ocorrem um dia depois de o governo brasileiro dar pouco destaque para encontro virtual de Bolsonaro e o presidente da dá também vizinha Argentina, Alberto Fernández.

"O que nós queremos (são) vizinhos fortes, vizinhos que possam cada vez mais somar conosco, sempre com um grande ideal pela frente: democracia e liberdade", disse. Bolsonaro citou que o Paraguai não é apenas um vizinho,é um "irmão" do Brasil. "Estou muito honrado, Marito, em mais uma vez comparecer aqui e te encontrar. Você é um presidente que se preocupa e trabalha de fato pelo seu povo e tem como lema democracia e liberdade, bens maiores que qualquer povo pode esperar um dia", afirmou.

Bolsonaro também falou sobre a ajuda do governo federal à população durante a pandemia da covid-19. Sem citar diretamente o pagamento do auxílio emergencial, ele ressaltou que "alguns querem" perpetuar benefícios. "Nós temos internamente os nossos problemas. Ajudamos o povo do Brasil com alguns projetos por ocasião da pandemia, você (Marito) fez o mesmo aqui no Paraguai, aqui do lado. Alguns querem perpetuar tais benefÍcios. Ninguém vive dessa forma, é o caminho certo para insucesso", declarou.

O chefe do Executivo opinou ainda que as obras da ponte de integração são "um casamento perfeito" entre Brasil, Paraguai e Paraná. A ponte entre os dois países é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Paraná e recursos da Itaipu Binacional. Durante a visita nesta terça, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, destacou que a construção já está 45% concluída.

No local, Bolsonaro e o presidente paraguaio assistiram a um vídeo sobre o andamento das obras e posaram para uma foto oficial. De tarde, as duas autoridades terão uma reunião de trabalho e, em seguida, farão uma declaração conjunta à imprensa.

contato: emilly.behnke@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso