Política
17/02/2018 18:33

Capital Economics: negociações do Brexit na próxima semana podem terminar em impasse


São Paulo, 17/02/2018 - As negociações entre a União Europeia e o Reino Unido para a saída do país do bloco, o chamado Brexit, podem enfrentar um impasse na próxima semana, na opinião da Capital Economics. A consultoria lembra que há desentendimentos entre o governo da premiê britânica, Theresa May, e as autoridades da UE sobre o escopo do acordo de transição até a saída e não existem soluções para evitar uma fronteira rígida entre as Irlandas.

Na avaliação da Capital Economics, a postura de Londres torna difícil que não exista uma fronteira rígida na ilha da Irlanda. Não está claro como isso pode ser evitado, já que o Reino Unido deseja abandonar como um todo as regras da UE. A Irlanda do Norte, porém, deseja permanecer no mercado comum e os políticos locais julgam isso como crucial economicamente.

A consultoria acredita que não deve haver muito progresso na próxima semana, nesse contexto. Isso não significa, porém, que não possa sair o acordo em março para definir como será a transição para a saída britânica do bloco. A consultoria acredita que discursos posteriores podem dar uma visão mais clara do assunto e o impasse sobre como ficará a questão da Irlanda poderia ser resolvido em um momento posterior. (Equipe AE)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso