Política
14/09/2018 19:36

Alemães chegam ao Rio neste sábado para trabalhar nos escombros do Museu Nacional


Rio, 14/09/2018 - Dois alemães especialistas em prevenção e gestão de desastres devem chegar ao Rio de Janeiro neste sábado (15) para auxiliar nas pesquisas dos escombros do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista (zona norte do Rio), destruído por um incêndio no último dia 2.

Ulrich Fischer e Nadine Thiel lideraram os trabalhos de resgate e preservação de documentos e itens do Arquivo Público da cidade alemã de Colônia, que desabou em 2009. Em 3 de março daquele ano, o arquivo histórico da cidade, com seis andares, desabou em consequência de uma inundação subterrânea no túnel de uma linha de metrô em construção.

Após essa experiência, Fischer e Nadine fundaram juntos uma rede de apoio, voltada principalmente para a preservação de documentos, que hoje reúne 24 arquivos e bibliotecas de Colônia para discutir e implementar estratégias na gestão de riscos.

Os dois alemães vão se juntar à missão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que já está no Rio e é liderada pela italiana Cristina Menegazzi. O grupo vai atuar em cooperação estreita com as autoridades brasileiras na tentativa de recuperar alguma parte do acervo do Museu Nacional.

A viagem dos alemães ao Rio de Janeiro é financiada pelo Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha e é parte da ajuda emergencial de até 1 milhão de euros (R$ 4,85 milhões) oferecida ao Brasil pelo governo alemão após o incêndio.

Unesco
O grupo da Unesco realizou na manhã de sexta-feira (14) sua segunda visita ao Museu Nacional. A primeira havia ocorrido na quinta-feira (13). Eles analisaram o prédio sem ingressar nele - o prédio está interditado devido ao risco de desabamentos, até que seja feito um escoramento das paredes. (Fábio Grellet)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos