Política
16/05/2018 11:57

Quadrilha falsifica 24 mil carteiras de estudante


Franca, 16/05/2018 - A Polícia Civil de Patos de Minas (MG) descobriu nesta terça-feira, 15, um esquema de falsificação de carteiras de estudante. Mais de 24 mil documentos falsos teriam sido confeccionados e distribuídos para todo o Brasil. Cinco pessoas foram ouvidas por participação no esquema que contava até com uma pessoa que seria ligada à UNE (União Nacional dos Estudantes).

A operação "Terceiro Grau", como foi chamada, apreendeu impressoras e outros equipamentos, tendo ainda resultado na localização de 1.147 carteiras falsas já confeccionadas e 754 em branco. Durante a ação foram vistoriados seis imóveis na cidade vinculados à falsificação das carteirinhas, que eram vendidas a R$ 30 cada.

Esses documentos são usados principalmente por pessoas interessadas em se beneficiar da Lei da Meia-Entrada (Lei 12.933/2013), que garante desconto de 50% para estudantes em eventos e no transporte urbano. Uma análise preliminar nos computadores apreendidos apontou uma lista com 24.336 nomes de supostos alunos espalhados por todo o Brasil.

Crime. O delegado Luiz Mauro falou que as pessoas que forem pegas com essas carteiras podem ser presas em flagrante por uso de documento falso. Já a UNE divulgou nota em que diz apoiar o trabalho da polícia e que também "atua de forma enérgica contra a emissão fraudulenta de carteiras estudantis". (Rene Moreira)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos