Política
30/05/2022 14:48

O que Diz o Líder: Sanderson apresenta proposta para derrubar reajuste nos planos de saúde


Por Izael Peeira

Brasília, 30/05/2022 - O vice-líder do Governo na Câmara, Sanderson (PL-RS), apresentou nesta segunda feira, um projeto de decreto legislativo com o objetivo de sustar a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que autorizou aumentos nos planos de saúde no País no último dia 26.

No texto, Sanderson argumenta que o reajuste seria maior que o dobro da inflação prevista pelo Banco Central em 2022, na casa de 7,1%. O parlamentar afirma entender as razões apresentadas pelo órgão regulador, entretanto, avalia que a decisão “exorbita” os limites relativos ao poder regulamentar da ANS.

"Não é razoável, sobretudo em um período de endemia de covid-19, que cerca de 8 milhões de famílias, muitas das quais possivelmente deixarão seus planos de saúde e recorrerão ao já sobrecarregado Sistema Único de Saúde (SUS) sejam afetadas por uma decisão em total descompasso com a realidade socioeconômica mundial", rebate o parlamentar no documento.

Sanderson alega que o reajuste de 15% autorizado pela ANS "é um flagrante totalmente abusivo, e precisamos frear esse aumento". De acordo com a assessoria do parlamentar, ele deve conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para pedir que a proposta tramite em regime de urgência.

Contato: izael.silva@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: