Política
19/11/2021 15:00

Ponteio Política/Exclusivo:Moro aparece c/dois dígitos em pesquisa eleitoral 2022


Por Elizabeth Lopes

São Paulo, 19/11/2021 - Pesquisa telefônica realizada pela Ponteio Política, entre os dias 16 a 18 de novembro, com mil entrevistados em todo o País, coloca pela primeira vez o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) com dois dígitos na corrida presidencial de 2022. Na intenção de voto estimulada para o primeiro turno, Moro aparece com 11%, o ex-presidente Luz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com 37%, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com 24% e Ciro Gomes (PDT) com 8%. No segundo turno, a pesquisa registra a atual polarização entre Lula, com 50%, e Bolsonaro, com 32%. A pesquisa tem margem de erro de 3 pp. para mais ou para menos. Em entrevista ao Broadcast Político, o cientista político Jairo Pimentel, sócio da Ponteio, diz que a pesquisa é um indicativo de que o espaço para uma candidatura da chamada terceira via está sendo criado.

Os dois dígitos registrados por Moro na pesquisa Ponteio vêm na esteira de sua filiação, na semana passada, ao Podemos, com discurso de pré-candidato ao Planalto, focado no combate à corrupção, uma de suas maiores bandeiras. Para Pimentel, pode ser também uma alternativa para quem não aposta nem em Lula e nem em Bolsonaro. "Não sabemos ainda se a polarização Lula/Bolsonaro será quebrada, mas o crescimento de Moro na pesquisa acende o sinal amarelo no Palácio do Planalto, pois o desgaste da gestão Bolsonaro tende a beneficiar a candidatura do ex-juiz condutor da Lava Jato", destaca o cientista político. A Ponteio é uma empresa que está entrando na seara política da informação, análise e modelagem estatística e será lançada oficialmente na terça-feira, 23. Além de Pimentel, conta com uma equipe de jornalistas, cientistas políticos e consultores, como Ricardo Ribeiro, João Bosco Rabello, Adriano Ceolin e Rafael Magalhães.

Para ler o texto completo, assine o Broadcast Político, o primeiro noticiário em tempo real dedicado aos três Poderes. O conteúdo está à disposição de todos os usuários do AE Broadcast mediante assinatura. Para maiores informações, ligue para 3856-3500 (São Paulo) ou 0800 011 3000 (outras localidades) ou envie mensagem para comercial.ae@estadao.com.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Siga nossas redes: