Política
23/08/2019 09:39

Lava Jato: entre os alvos estão Graça Foster e o executivo do BTG Pactual André Esteves


Por Pepita Ortega e Fausto Macedo

São Paulo, 23/08/2019 - A ex-presidente da Petrobras, Graça Foster e o executivo do BTG Pactual André Esteves estão entre os alvos na 64ª fase da Operação Lava Jato deflagrada nesta sexta-feira, denominada Pentiti.

Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo(SP) e Rio de Janeiro (RJ). Entre os endereços-alvo da PF está a sede do Banco BTG no Rio.

De acordo com a corporação, os supostos crimes podem ter causado prejuízo de ao menos US$ 1,5 bilhão, o que equivaleria a cerca de R$ 6 bilhões de reais hoje.

A operação apura crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais relacionadas a recursos contabilizados na planilha ‘Programa Especial Italiano’ gerida pela Odebrecht e foi impulsionada pelo acordo de colaboração premiada do ex-ministro Antônio Palocci. A PF visa os identificar beneficiários da planilha e apurar como se davam as entregas de valores ilícitos a autoridades.

O nome da operação realizada nesta sexta, Pentiti, significa ‘arrependidos’, segundo a PF, e faria referência ‘a termo empregado na Itália para designar pessoas que integraram organizações criminosas e, após suas prisões, decidiram se arrepender e colaborar com as autoridades para o avanço das investigações’.
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos