Política
21/04/2020 13:14

Fitch/Garcia: setor bancário de toda a América Latina agora está com perspectiva negativa


Por Aline Bronzati e Mateus Fagundes

São Paulo, 21/04/2020 - A pandemia do coronavírus fez com que a perspectiva para o setor bancário em toda a América Latina passasse para negativa, segundo o Diretor Gerente e Chefe do Grupo Regional para Instituições Financeiras da América Latina da Fitch Ratings, Alejandro Garcia. A mudança ocorreu, conforme ele, em países como México, Chile e Argentina por conta do potencial de deterioração das métricas financeiras neste ano frente às vistas em 2019.

"Agora, todos os países na América Latina tem perspectiva negativa para o setor bancário devido ao estresse mais severo esperado pela Fitch em relação às métricas financeiras", destacou Garcia, em webinar realizado pela Fitch sobre os impactos do coronavírus, há pouco.

O setor bancário brasileiro teve sua perspectiva revisada pela Ficth ainda no fim de março. A agência mudou sua visão de estável para negativa devido à piora da pandemia global de coronavírus e seus reflexos no País.

Segundo Garcia, da Fitch, a mudança de perspectiva para o setor bancário na América Latina foi sustentada por conta da perspectiva quanto ao provável impacto na qualidade dos ativos e na rentabilidade dos players diante da fraqueza econômica gerada pela pandemia. O aumento de desemprego é esperado a despeito das medidas tomadas pelos governos locais para combater os estragos do coronavírus nas economias.

Os resultados das instituições financeiras, conforme o especialista, também serão pressionados pela queda das margens financeiras, principalmente, aquelas com ampla base de depósitos de clientes com baixo retorno. Garcia citou ainda a volatilidade nos mercados, que também pesa sob as receitas dos bancos, e potenciais pressões de liquidez devido a choques econômicos, principalmente, em bancos de atacado.

Contato: aline.bronzati@estadao.com e mateus.fagundes@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos