Política
07/12/2020 22:24

Com apoio do governo, Câmara permite que navios estrangeiros sejam usados em circularização


Por Amanda Pupo

Brasília, 07/12/2020 - Com apoio do governo, a Câmara aprovou um destaque ao texto do BR do Mar que retoma a redação original do projeto sobre regras para embarcações estrangeiras afretadas. Os deputados restauraram o trecho que possibilita que esses navios sejam identificados como embarcações brasileiras para bloqueio em “circularização”.

A lei atual define que uma das hipóteses para afretar a tempo (sem suspensão da bandeira de origem, e portanto com menos custos) é que não exista ou não tenha à disposição uma embarcação de bandeira brasileira do tipo e porte adequados para o transporte ou apoio pretendido. Se ela existir, a embarcação “bloqueia” esse formato de afretamento a tempo. Pelo texto original do governo, um barco afretado pode se equivaler a uma embarcação com bandeira brasileira para realizar esse bloqueio.

O Ministério da Infraestrutura argumenta que a ideia por trás disso é incentivar que as empresas tenham embarcação própria, porque ter a posse de navios nacionais é uma das formas de a companhia conseguir afretar embarcações a tempo - que podem então ser usadas nos procedimentos de circularização.

Essa previsão no projeto, no entanto, é criticada por parte do segmento, como a Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, dos Transportes e da Logística (Logística Brasil), e também foi alvo de uma observação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A regra havia sido retirada do texto pelo relator, João Carlos Gurgel (PSL-SP), que apresentou na última sexta-feira (4) uma nova versão do parecer, acolhendo emenda apresentada pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP). Como mostrou o Broadcast Político, desde então o governo vinha trabalhando para restaurar a versão original do projeto, já que, na visão de técnicos do Executivo, a supressão do texto fragilizaria o incentivo às empresas de cabotagem terem uma frota nacional.

A Câmara ainda precisa analisar 15 destaques ao texto.

Contato: amanda.pupo@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso