Política
15/05/2018 14:49

Aécio garante a Anastasia que por enquanto ficará fora de eventos de pré-campanha em MG


Brasília, 15/05/2018 - Réu por corrupção passiva e obstrução de Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) garantiu ao seu correligionário Antonio Anastasia que, por ora, ficará fora dos eventos de pré-campanha ao governo de Minas Gerais. "O senador Aécio Neves comunicou ao senador Anastasia que enquanto não decidir seu futuro, sua participação nas eleições, não participará dos eventos", afirmou a assessoria de imprensa de Aécio.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, por outro lado, se prepara para acompanhar Anastasia no interior do Estado. Os dois têm agenda em Poços de Caldas com lideranças locais na próxima sexta-feira, 14. Após pressão do partido, Anastasia aceitou disputar mais um mandato no Executivo estadual para garantir, entre outras coisas, palanque ao presidenciável no segundo maior colégio eleitoral do País.

O senador tucano anunciou ontem sua pré-candidatura ao Palácio Tiradentes - sede do governo do Estado - em um evento sem a participação de Aécio ou de Alckmin. Ao chegar ao ato, Anastasia ressaltou que terá o controle da campanha no Estado com o objetivo de não deixar qualquer dúvida sobre a possibilidade de Aécio ter participação no controle da campanha.

A partir de 2002, e até 2016, o tucano e sua irmã, Andrea Neves, comandaram todas as articulações do PSDB e aliados nas eleições para o governo e a prefeitura de Belo Horizonte. Os dois se tornaram réus no Supremo este ano acusados de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, do grupo J&F. Aécio também é alvo em outras ações.

Sem citar os processos enfrentados por Aécio, Anastasia afirmou que o colega de bancada decidirá "a seu tempo e hora", se será candidato em outubro. "O importante agora é fazer o lançamento da pré-candidatura e continuar conversando com os partidos".

O agora pré-candidato Anastasia foi vice de Aécio na chapa eleita na disputa pelo governo de Minas em 2006. Em 2010, Aécio deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. Anastasia assumiu o Palácio Tiradentes e, no mesmo ano, foi reeleito para o cargo.

Também deixou o posto, em 2014, para a disputa por cadeira no Senado, seguindo os passos de Aécio. Anastasia lançou sua pré-candidatura com discurso pela "reconstrução" de Minas. Segundo ele, o PSDB já tem o apoio de dois partidos, o PSD e o PSC.

(Julia Lindner)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso