Política
09/02/2018 10:43

Temer diz que é "angustiante" situação da segurança pública no País


Brasília, 09/02/2018 - Na entrevista concedida à Rádio Guaíba, na manhã desta sexta-feira, o presidente Michel Temer reconheceu que é "angustiante" a questão da segurança pública no País e anunciou que em uma ou duas semanas o governo federal anunciará um Plano Nacional de Segurança Pública para ajudar os Estados a combater a violência.

O presidente salientou, no entanto, que é preciso reconhecer que "há uma repartição de competências entre o que o governo federal pode fazer e que os Estados podem fazer" e, por isso, o papel do seu governo será de "coordenação".

Temer lembrou que por conta de problemas com a violência, as Forças Armadas e a Força Nacional de Segurança Pública já foram mandadas para diversos Estados para ajudar, inclusive, o Rio Grande do Sul e citou especificamente a situação do Rio de Janeiro. Segundo ele, o problema da segurança pública "está tão angustiante que as questões dos Estados vêm todas parar no governo federal".

Depois de ressalvar que "há uma repartição de competências" entre governos federal e estaduais ele avisou: "Isso nos leva à consolidação de um plano de segurança para o País, para que a segurança pública possa ser coordenada pela União, para não corrermos os riscos de invadir competência dos estados e dos municípios, sem violar os princípios federativos".

De acordo com o presidente "daqui a pouco, em breve tempo, uma semana, duas semanas, terei muito rapidamente , uma novidade desse plano de segurança". Temer, no entanto, não explicitou que tipo de medidas poderão ser adotadas para ajudar os Estados. (Tânia Monteiro e Elizabeth Lopes)
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso