PR Newswire Economia
24/09/2018 10:38

Efeito multiplicador: especialistas veem cooperação industrial Dongguan-Hong Kong como um forte impulso para as economias nacionais e regionais do entorno


Efeito multiplicador: especialistas veem cooperação industrial Dongguan-Hong Kong como um forte impulso para as economias nacionais e regionais do entorno

PR Newswire

HONG KONG, 24 de setembro 2018 /PRNewswire/ -- Quando há cooperação profunda entre as indústrias de uma cidade produtora internacional de grande importância e um centro financeiro mundial, do que os países e regiões de seu entorno se beneficiarão? Na manhã de 21 de setembro, a Conferência Conjunta de Promoção da Cooperação Industrial de Dongguan-Hong Kong 2018 foi realizada em Hong Kong. Na visão dos especialistas, a em construção Área da Grande da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macao vai produzir um efeito multiplicador sobre a cooperação entre Dongguan e Hong Kong, que será benéfica para o desenvolvimento econômico da região da Ásia-Pacífico e dos países ao longo da Iniciativa Cinturão e Estrada.

Como uma cidade produtora internacional, Dongguan possui uma sólida base de produção industrial. A cidade é agora o domicílio de mais de um milhão de entidades de mercado, entre elas quase 500 mil empresas corporativas e 170 mil empresas industriais. Mais de 30 indústrias e 60 mil tipos de produtos completam seu sistema de produção, dos quais a indústria da informação eletrônica e os setores que a apoiam contabilizam 90% das maneiras de atender as necessidades de qualquer indústria em crescimento.

Hong Kong, entretanto, representa um centro de comércio internacional, serviços financeiros, transporte e serviços modernos. Do alto de sistemas legal e judiciário aperfeiçoados, a cidade ostenta uma extensa rede mundial de empresas e talentos familiarizados tanto com mercado doméstico como com o internacional.

No centro da Área da Grande da Baía da China, as duas cidades mais bem atrairão o potencial uma da outra e expandirão o escopo de desenvolvimento, à medida que continuam a aperfeiçoar a interconectividade.

"Dongguan ganha uma vantagem quanto à localização geográfica, espaço para desenvolvimento, indústrias de apoio, custos operacionais e ao ambiente de negócios", disse Xiao Yafei, prefeito da cidade de Dongguan, organizador do evento. "Ao fazer o melhor uso da importante janela de abertura de Hong Kong, ela vai reunir mais fatores de inovação internacional, indústrias avançadas e talentos de alto calibre de todo o mundo para avançar o desenvolvimento integrado da Área Grande da Baía", ele continuou.

"Hong Kong e Dongguan devem assumir a liderança de um novo mecanismo e sistema de cooperação para romper as barreiras administrativas na Área da Grande Baía", observou Li Zhijian, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica de Inovação da Ásia-Pacífico. Espera-se que, com uma crescente cooperação entre os diversos setores, surja uma divisão mais diversa do trabalho, eliminando um modelo cooperativo em que bens produzidos em Dongguan eram vendidos em Hong Kong numa época em que prevalecia o comércio de produtos acabados. Hoje em dia, aproveitando suas próprias vantagens para aprofundar a cooperação, Hong Kong foca mais em pesquisa e desenvolvimento e serviços e Dongguan, em comercialização de resultados de pesquisas e produção inteligente.

O Sr. Li acredita que a cooperação industrial entre ambas as cidades vai injetar um forte ímpeto no crescimento dos países e regiões do entorno. Em cooperação com Hong Kong, Dongguan, por exemplo, ajudou a criar portos de livre comércio ou modernos parques industriais para os países ao longo da Iniciativa Cinturão e Estrada. Especificamente, Hong Kong é capaz de fazer planejamento de alto nível para setores como comércio, logística e serviços financeiros, enquanto Dongguan, ao promover os setores relacionados aos portos e a economia real, desenvolve completamente a vantagem de produção.

"As estratégias de construção da Área da Grande Baía forneceram uma nova oportunidade histórica para que Hong Kong e Dongguan fortaleçam a já profunda e diversa cooperação e possam competir com concorrentes mundiais em um alto nível", observou Liang Weidong, secretário do Comitê Municipal do Partido Comunista da China (CPC) de Dongguan. No crescimento da aglomeração urbana da Área da Grande Baía, a cooperação entre ambas as cidades deverá desempenhar um papel de maior importância.

FONTE The People's Government of Dongguan Municipality

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso