Releases
23/08/2019 11:42

Vinhos do Douro e Porto têm qualidade reconhecida por grande instituto


São Paulo - SP--(DINO - 23 ago, 2019) -
A região do Alto Douro em Portugal, banhada pelo Rio Douro, tem tradição na produção de vinhos que ultrapassa dois mil anos. Uma tradição maravilhosamente enriquecida em meados do século XVII com a produção do Vinho do Porto.


O Vinho do Porto é a joia da coroa do Douro. Ainda no século XVII, iniciou-se uma volumosa operação para exportar os Vinhos do Porto para países da Europa, especialmente para a Inglaterra, grande parceiro comercial da coroa portuguesa.


Tanto sucesso provocou a ação de falsários que passaram a vender rótulos falsificados. Por isso, o Marquês de Pombal, grande estadista português, criou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Douro.


Esse ministério passou a gerir a produção e a comercialização dos vinhos do Douro, e como medida para garantir sua qualidade aos compradores, introduziu o conceito de Denominação de Origem Controlada (DOC), fazendo do Douro a primeira região vinícola demarcada do mundo.


Tradição em dias modernos


A qualidade é o grande distintivo dos vinhos durienses. Por isso, desde os dias do Marquês de Pombal e a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Douro, todos os cuidados têm sido tomados para preservar a qualidade dos vinhos do Douro.


Em história mais recente, sob a pasta do Ministério da Agricultura de Portugal, foi criado o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) com o compromisso de estimular e regular a preservação das características dos vinhos durienses.


O IVDP é atualmente responsável pela acreditação dos vinhos sob Denominação de Origem Controlada (DOC) no Douro e no Porto, o que é realizado por meio de um Conselho Interprofissional que representa a expertise de vitivinicultores e enólogos formados na tradição da região do Douro.


Assim, por meio da regulação do IVDP, assegura-se a qualidade e as características dos vinhos do Porto e do Douro. A ação do instituto passa pelo cultivo das uvas e pela produção dos vinhos, garantindo que a certificação de Denominação de Origem Controlada e a Indicação Geográfica Protegida do Douro e do Porto justifiquem a fama mundial e a volumosa operação de exportação para os mais importantes mercados consumidores.


Os melhores vinhos do mundo


As certificações de qualidade, como as DOC, DOP e IGP, acreditadas e fiscalizadas pelo IVDP, transmitem para os grandes mercados consumidores do mundo que a qualidade dos vinhos do Douro e do Porto são preservadas com seriedade e profissionalismo. Ou seja, não há acasos. Os vinhos portugueses são extraordinários.


O resultado é o crescimento consistente e reiterado ano a ano da exportação dos vinhos do Douro e do Porto. O mercado brasileiro tem crescido de forma impressionante no consumo desses vinhos, estando entre os dez maiores mercados mundiais do Vinho do Porto.


A Eno Gourmet Premium é uma loja de vinhos tradicionalmente portuguesa, especializada em vinhos de todas as regiões vinicultoras de Portugal. Em sua loja virtual, há dezenas de rótulos DOC, DOP e IGP do Douro, do Porto, do Dão e do Alentejo. Para comprar online vinhos de Portugal, explore a carta de vinho da Eno Gourmet Premium e tenha a certeza de receber em casa o melhor vinho do mundo.



Website: https://www.enogourmetpremium.com/

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos