Releases
09/10/2019 11:52

Franqueada compartilha experiência de 17 anos no ramo e destaca pontos importantes para o sucesso nos negócios


São Paulo, SP--(DINO - 09 out, 2019) -

Helena Teixeira - Presidente e fundadora do Grupo Cen-Four. É contadora, Coach (Febracis), Mentora (MoveMind) e cursa MBA em Gestão de Finanças (FGV-SP). Atua há 17 anos como franqueada da rede de cursos profissionalizantes, Microlins - marca com selo de Excelência em Franchising pela ABF e neste ano ainda, pretende receber o título de unidade tricampeã dentre as mais de 550 unidades da Microlins espalhadas por todo o Brasil, do Programa de Excelência em Franquias da Microlins, o PEF e é também franqueada do Instituto Ana Hickmann.



Para muitas pessoas que desejam empreender, o sistema de franquias pode ser uma opção realmente atraente. Mas antes de optar por esse tipo de negócio, é preciso deixar de lado a ideia de que por haver todo um padrão pré-estabelecido pela franqueadora, detentora do método de produção ou tipo de serviço prestado, há garantia de sucesso. Apesar de as franquias terem geralmente todo um estudo de mercado, resultados financeiros já mensurados nas unidades em operação, e um modelo de atuação a ser seguido, há alguns pontos que devem estar claros e serem observados para aumentar ainda mais a chance de sucesso.


- Clareza do modelo de negócio - é preciso ter a definição clara do que está sendo franqueado, um estudo completo da viabilidade financeira (custos e receitas estimadas), da adesão do produto ou serviço pelo mercado. 


- Força da Marca - aderir a um modelo de franquia faz mais sentido pela força da marca já estabelecida no mercado do que propriamente pelos processos e padrões já criados. Buscar uma marca já consolidada, aumenta consideravelmente as chances de sucesso.


- Padronização nos processos da operação - a preocupação em seguir as regras e visar sempre a qualidade global do negócio é importante para o bom relacionamento entre franqueadora e franqueados, e para que todos possam se beneficiar das vantagens deste sistema, minimizando os riscos, inerentes a todo negócio, o bom relacionamento é fundamental. Foi pensando nisto que a Microlins criou seu Programa de Excelência em Franquias, o PEF. Este programa visa medir a aderência de todas as unidades espalhadas pelo país, aos processos diversos de padronização criados pela franqueadora.


- Perfil do franqueado - não basta ter perfil empreendedor para se tornar um franqueado de sucesso. É preciso que o franqueado não apenas aceite e coloque em prática os padrões já estabelecidos pela marca, como também se identifique com a marca, com o ramo do negócio e etc. Afinidade, congruência de valores podem ser os fatores que farão uma unidade apresentar resultados muito mais expressivos do que outra na mesma cidade.


- Equipe sendo treinada constantemente - manter o time coeso, conhecedor de todo o processo nos mínimos detalhes, da visão, missão e valores da empresa é fundamental para o resultado mês a mês do negócio. Cada vez mais é preciso trazer a equipe para as decisões, mostrando o porquê das coisas serem feitas de forma x ou y. Quanto mais sentido fizer, maior a adesão do time às regras.


- Gestão Financeira com planejamento, metas a serem atingidas, controle rigoroso de custos e produtividade dos funcionários. É preciso medir, acompanhar, gerar dados para serem comparados e que tornem as decisões estratégicas mais assertivas.


- Zelar pelo bom relacionamento tanto com a franqueadora quanto com demais franqueados que podem vir a se tornar parceiros em desenvolvimento de treinamentos, divulgação da marca e ações de marketing de forma geral.


No mais, como para qualquer negócio, seja ele franquia ou não, é necessário ajustar o conhecimento através de desenvolvimento contínuo para se manter parte de um mercado complexo em constante transformação. Estar formado, não existe mais.


 


 


 



 



Website: http://www.grupocenfour.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso