Releases
28/08/2019 10:50

Organização encerra mais um ciclo de curso de narração de histórias em centros culturais e hospitais


São Paulo--(DINO - 28 ago, 2019) - O Curso de Narração de Histórias da Arte Despertar encerra, em agosto, mais um ciclo de atividades. Durante o 1º semestre de 2019, mais de 400 pessoas participaram do curso realizado em hospitais e espaços culturais no estado de São Paulo, com o objetivo de trabalhar as potencialidades das narrativas de literatura oral como ferramenta de aproximação, comunicação e expressão e sua relevância para o autoconhecimento, o desenvolvimento de competências e habilidades.

Nesta edição a instituição contou com a parceria dos espaços culturais Centro Cultural de Mogi das Cruzes, Biblioteca São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca Parque Villa-Lobos, Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiroz Filho (IBEAC), Casa das Rosas e Biblioteca E.M. Dirce Valério Gracia. Entre os hospitais que receberam a ação estão o Incor, Hospital Municipal Tide Setúbal, Autarquia Hospitalar Municipal, Hospital Menino Jesus e Hospital Pérola Byington - Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Nas instituições de saúde, o curso ganha contornos ainda mais especiais, ao permitir que os profissionais enxerguem a si mesmos e aos pacientes de outra forma - e transformem a sua atuação no ambiente hospitalar.

"O curso conseguiu ser um elemento transformador. Os nossos profissionais precisavam dessa parada no cotidiano para se rever e poder verificar internamente a qualidade da sua comunicação. Teve uma médica, inclusive, que me procurou e disse que fará o próximo curso, porque a técnica de enfermagem da sua área que participou falou tão bem e trouxe tantas informações novas, que ela sentiu que também precisava daquilo para melhorar sua interação com os pacientes", revelou Vera Bonato, coordenadora do Serviço de Qualidade e do Programa de Humanização do Incor.

Os participantes também tiveram a oportunidade de apresentar suas histórias em dois saraus, abertos para o público, na Casa das Rosas e no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Durante o evento, eles tiveram a chance de colocar em prática todas as técnicas ensinadas durante o curso em sua primeira apresentação em público.

Ester de Amorim é mediadora de leitura e teve a experiência de apresentar-se no último dia de aula do curso, no espaço cultural IBEAC. Para ela, foi um momento gratificante e de aprendizado. "Estudar e ter um domínio da história, observar como posso me conectar. Não é só uma história que eu estou contando, mas sou eu dentro da narração, me vendo naquela cena e me vendo naquele lugar. Mudou muito a minha visão" comentou Ester.

Outro participante do curso de Narração de Histórias foi Wendel Gomes de Campos, que trabalha em um centro popular de cultura e desenvolvimento, em Vargem Grande, São Paulo. Para ele, o curso ajudou a adquirir mais conhecimento e torná-lo um multiplicador dentro da sua comunidade. "Tentava contar a histórias, mas não conseguia. Aqui eu aprendi a dividir o livro em oito partes que é o esqueleto. Ficou mais fácil assim. Foi muito bom, gostei bastante do curso e quero transmitir esse conhecimento e contar muita história por aí", disse Wendel.

A Arte Despertar desenvolve o curso de narração de histórias em hospitais e espaços culturais, tanto para profissionais da saúde quanto para o público em geral.O projeto aconteceu no âmbito do ProAC 2018-2019, e teve patrocínio das empresas Bexp, Curaprox, JSL, Track& Field e Vidroporto.

Novos cursos em breve

A Arte Despertar já tem previsão para iniciar as atividades de um novo ciclo de cursos de narração de histórias. Uma primeira turma inicia em Hortolândia, no dia 03 de setembro.

Website: http://www.artedespertar.org.br

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos