Releases
03/06/2020 16:14

Obtendo resultados diferentes em tempos de pandemia


Itariri - SP--(DINO - 03 jun, 2020) - Durante anos, as pessoas têm recebido orientações de vários estudos, conceitos e descobertas voltadas à 'Inteligência Emocional' em fases de crises, ao 'Gerenciamento do Tempo' com a finalidade de serem mais produtivas, e a 'Resiliência' em momentos difíceis. Segundo o site saúde.gov.br, o número de busca por conhecimentos, práticas integrativas e alternativas voltadas para o bem-estar e para uma vida plena cresceu em 46%.

A vista disso nota-se que as pessoas têm tido acesso a literaturas, terapias alternativas e práticas de psicologia positiva, graduando-as para vivenciar níveis mais elevados de sabedoria, engajamento e produtividade.
Na intenção de favorecer este momento crítico em uma experiência que agregue valores, a prática de uma filosofia de vida diferenciada e uma mudança significativa de comportamento, o Palestrante, Trainer, especialista em comportamento humano e pós-graduado em psicologia positiva Marcos Torres Leão trouxe uma reflexão plausível:

Devido à COVID-19, a população foi 'empurrada' involuntariamente pelo acontecimento desta pandemia a colocar em prática um novo estilo de vida que faça valer todos os ensinamentos alternativos outrora aprendidos, a fim de que verdadeiramente tenham uma vida feliz, independente do cenário externo.

As pessoas certamente ouvem falar na metáfora do 'copo meio cheio' ou 'meio vazio', certo? A forma como elas percebem o seu redor, a vida e os acontecimentos do mundo, tem ligação com o tipo de vida que elas experimentam e atraem. Geralmente as pessoas percebem seu copo de água pela metade? Sim, isto faz diferença na forma como vivem, por isso, é necessário reconhecer como cada pessoa age diante de cada circunstância que a vida traz.

Viver é simples, os seres humanos que complicam. As pessoas enfrentam um momento complexo, mas a elas foram treinados para sobreviver em ambientes perigosos, voláteis e incertos. Faz parte da natureza humana, colocar em prática tudo o que tem aprendido na 'escola da vida', as experiências superadas e não sucumbir ao momento atual.

Embora este momento pareça insuperável, desesperador e o pior de toda a história, as pessoas devem trazer à memória acontecimentos que também marcaram épocas negativamente e pareciam intransponíveis para àquela geração, mas aos poucos, foram ultrapassadas, vencidas e restabelecidas: A Gripe Espanhola, por exemplo. Sabendo que esta epidemia levou milhares de pessoas a óbito (semelhante à COVID-19) e que duraram dois anos entre a década de 1918-1920.

Sem dúvida, cada epidemia tem a sua importância, o seu índice de gravidade e consequência, contudo, o fato de manter a esperança de que tudo vai ficar bem! E enquanto este dia não chega, a humanidade deve enxergar a nova realidade com os melhores olhos possíveis, caso contrário, definhará como sujeitos, não pela COVID-19, mas devido à depressão, o desespero, síndromes de pânico, insônia, preocupação entre outras doenças, afirma Torres.

Antes mesmo do Brasil entrar em sistema de isolamento causado pela pandemia, Marcos Torres já publicava conteúdos gratuitos e semanais em seu blog com a finalidade de desenvolver o autoconhecimento, autorresponsabilidade, a quebra de crenças limitantes, a produtividade e principalmente uma filosofia de vida plena e otimista com atingimento de metas.

Para Torres, 'nós próprios somos os agentes responsáveis pela mudança que queremos vivenciar'.
Grandes símbolos de sucesso, liderança e resiliência, como Melvin Maxwell que não se curvou diante da Grande Depressão no ano de 1929 e teve atitudes diferentes da massa, ofereceu o seu trabalho braçal em troca de alimentos e por isso, conseguiu sustentar a sua família enquanto os demais entregavam os seus filhos a adoção por falta de suprimento'.

Para auxiliar as pessoas a manterem a serenidade e a sanidade em tempos difíceis, Torres oferece algumas dicas efetivas:

1. 'Pensamentos que trazem preocupações mudam toda a fisiologia das pessoas. Só de pensar nisso o corpo irá apresentar várias reações negativas como, por exemplo: medo, angústia, nervoso, vergonha, tristeza, ódio. A dica é afastar tais pensamentos, dissociando-os.'

2. 'Respirar fundo e pensar em algo maravilhoso que aconteceu. Perceber as sensações boas que o seu corpo começa a ter e os seus sentimentos serão capazes de trazer instantaneamente: prazer, alegria, felicidade, realização e energia boa.'

3. 'Desligar os noticiários. Assistir uma vez por dia mantem é o suficiente para manter qualquer pessoa atualizada, depois ela deve focar à sua atenção para as atitudes que tem o poder de mudar, e entregar ao seu Poder Superior o que não tem controle.'

4. 'Caminhar ou praticar uma atividade física por 30 minutos. Isso ajuda as pessoas a manter a calma e concentração.'

5. 'É preciso ocupar a mente. Leitura, cursos, aprendizagem de algo diferente. Pessoas com atitudes diferentes geram resultados diferentes e mantêm a serenidade.'

6. 'Praticar a Espiritualidade. Não se trata de religião, mas sim do que faz sentido para cada ser humano, o seu Poder Superior pode escutar em seu interior. Isso significava: 'não desistir, continuar'. Eis a importância da espiritualidade'.
Ao praticar tais dicas, uma pessoa será capaz de iniciar um processo de visualização do copo meio cheio, e este é o padrão de pensamento que Torres defende para os dias que a humanidade está vivendo. Mudar o foco e, toda vez que pensamentos negativos surgirem, trocá-los por coisas positivas. Gradualmente, ela notará grandes mudanças em sua vida.

Sobre Marcos Torres Leão
Palestrante, Trainer, Master Coach Erickisoniano, Especialista em comportamento humano, pós-graduado em Psicologia Positiva e Escritor.
Como analista comportamental oferece consultoria, palestras e treinamentos presenciais e on-line, que desenvolvem o Autoconhecimento, Produtividade, Gerenciamento do Tempo, Liderança, entre outras áreas voltadas a integrar pessoas, profissionais e organizações ao atingimento de metas. Saiba mais em suas redes sociais.



Website: http://www.marcostorresleao.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos