Releases
30/06/2020 12:00

Livro registra os dez anos de oficina literária realizada em bar porto-alegrense


Porto Alegre, RS--(DINO - 30 jun, 2020) - Santa Sede 10 anos: tim tim por tim tim recorda a trajetória da oficina Santa Sede - Crônicas de botequim, idealizada pelo escritor e redator publicitário, Rubem Penz. Em formato de livro-agenda, a edição convida os leitores a conhecerem e lembrarem os momentos marcantes da história da oficina, além de trazer depoimentos, recortes de jornais, capas de livros e muitas fotos das turmas, que há uma década reúnem-se na noite porto-alegrense para recuperar a rotina de encontros dos grandes mestres da crônica brasileira nos bares.

O primeiro encontro aconteceu em 09 de março de 2010, com apenas uma turma e oito alunos. Penz conta que, na época, a ideia de criar uma oficina literária em um bar despertou contrariedade no meio acadêmico. Entretanto, os 537 autores que já passaram pela oficina, a publicação de 16 antologias, o reconhecimento em prêmios literários importantes como Açorianos e Prêmio AGES, e até uma participação no programa do Jô, mostram a aceitação e o valor da ousada iniciativa.

De acordo com Penz, o verdadeiro mérito da oficina está na constituição de laços de amizade e confiança capazes de tornar as turmas (as Safras, quando escrevem livros) uma fortaleza. Num só tempo, o aperfeiçoamento literário se confunde com a alegria de compartilhar pensamentos, o amparo mútuo, o interesse genuíno, o respeito e o olho no olho. Quando boa, a turma de colegas sai da sala de aula e vai para o bar. A Santa Sede, no mínimo, economiza o deslocamento. E o gosto pela literatura atua para unir os interesses.

O lançamento de Santa Sede 10 anos: tim tim por tim tim está programado para o segundo semestre de 2020, ainda sem data definida, devido às restrições e protocolos de segurança atuais. A edição foi produzida através de financiamento coletivo no site Catarse.


Website: http://www.oficinasantasede.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos