Releases
17/05/2018 11:10

Você sabe o que é um Gargalo de produção? Provavelmente está acontecendo na sua empresa


Rio de Janeiro--(DINO - 17 mai, 2018) - Um gargalo de produção é o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria ou responsável pela etapa mais lenta no processo produtivo.

Ou seja, se você quiser aumentar a produtividade e a capacidade produtiva da sua indústria, precisa trabalhar para reduzir ou eliminar os gargalos que estão impondo restrições na sua produção e consequentemente nas suas vendas.

https://www.youtube.com/watch?v=qCu01hNyGxQ

Como funciona o gargalo de produção

Quando você analisa a produção de uma indústria, é possível perceber que tanto na produção puxada quanto na empurrada, as etapas se encadeiam entre si e uma etapa depende da seguinte (ou da anterior) para continuar.

É natural que cada etapa leve um tempo diferente para concluir suas tarefas e o ideal é que essa diferença não seja muito grande. Entretanto, muitas vezes uma etapa específica acaba demorando muito mais do que as demais e isso gera um gargalo de produção. Na realidade, qualquer diferença entre as capacidades de produção entre as etapas irá gerar um gargalo.

Uma indústria com o problema acima acaba com o tempo de atravessamento da produção maior do que o desejado, já que esse tempo é uma soma dos tempos de cada etapa se considerarmos um lote de transferência unitário.

Como reduzir ou acabar com um gargalo de produção?
O primeiro passo para reduzir ou acabar com um gargalo de produção é identificá-lo. Você precisa estudar o seu processo produtivo e identificar quais são as etapas que estão atrasando e formando gargalos.

Mapeie e monitore seu processo para encontrar o gargalo de produção
Implante indicadores de desempenho (KPIs)
Treine sua equipe para resolver problemas e evitar gargalo de produção

Para ver ainda mais detalhes do texto escrito pelo Engenheiro de produção Pedro Parreiras, acesse: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/gargalo-de-producao/

Website: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/gargalo-de-producao/

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos