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20/09/2018 10:32

Dia do Cliente, Black Friday e Cyber Monday na mira dos e-commerce


São Paulo, SP--(DINO - 20 set, 2018) - Gestores de qualquer modalidade de comércio precisam sempre estar atentos aos calendários. As datas comemorativas geram uma movimentação econômica que as configura como um mercado extremamente lucrativo. Por mexer com o imaginário e com as tradições das famílias e da população de um modo geral, algumas datas são as apostas do comércio para maximizar os lucros.

O Natal, que é a data comercial mais importante na maior parte dos países, quase sempre bate recordes de movimentação financeira no Brasil. Em 2017, por exemplo, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, a estimativa é de que as vendas natalinas tenham movimentado cerca de R$ 51 bilhões na economia brasileira, representando um aumento de 5,6% em relação a 2016 e a maior porcentagem de crescimento desde 2011.

"As datas comemorativas sempre geram muita expectativa para todos que estão relacionados de alguma forma ao comércio. Para os empresários, é a chance de aumentar as vendas e melhorar os resultados. E o público também fica na expectativa de grandes promoções e ofertas de vantagens. No fim das contas, todo mundo sai ganhando", comenta Marcelo Eskenazi, da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), em São Paulo.

Para o e-commerce, que está em plena ascensão no cenário econômico brasileiro, a realidade não é diferente. Contudo, o comércio eletrônico tem um diferencial: algumas datas comemorativas, criadas exclusivamente para estimular o consumo através de estratégias de marketing promocional, geram resultados ainda mais expressivos nas plataformas de vendas online. As três principais datas se concentram no último quadrimestre do ano: o Dia do Cliente, a Black Friday e a Cyber Monday.

Dia do Cliente - 15 de setembro

A data é celebrada nacionalmente em 14 Estados brasileiros e mais de 160 municípios. Foi criada em 2003 por um empresário no Rio Grande do Sul e, atualmente, tem o objetivo de estreitar as relações entre comerciantes e seu público através de diversas vantagens e descontos oferecidos. Para o comércio eletrônico, a data é marcada por promoções em diversos sites e marketplaces.

Black Friday - 23 de novembro

A Black Friday é uma data comercial surgida nos Estados Unidos e celebrada sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, feriado que, para muitos americanos, é tão ou mais importante que o Natal.

Em 2018, a Black Friday cai no dia 23 de novembro e as expectativas para os e-commerces são altíssimas. Em 2017, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday movimentou R$2,48 bilhões nas lojas virtuais brasileiras, representando um aumento de 16% em relação ao ano anterior.

A hipótese mais aceita sobre a origem da Black Friday se refere a um episódio ocorrido no início dos anos 90, nos Estados Unidos, quando o trânsito ficou caótico devido à movimentação do feriado do dia anterior e os comerciantes aproveitaram a ocasião para estimular as vendas. Ainda que não haja um consenso sobre essa origem, o fato é que milhões de pessoas economizam durante o ano todo para aproveitar os grandes descontos da Black Friday.

Cyber Monday - 26 de novembro

A Cyber Monday também surgiu nos Estados Unidos e é celebrada na primeira segunda-feira após a Black Friday. Surgida em 2005, a data foi criada para, pelo menos a princípio, estimular exclusivamente as vendas em lojas online. No Brasil, a data é celebrada desde 2012 e, apesar de não ter a mesma repercussão da Black Friday, tem gerado grande movimentação, principalmente no comércio de eletrônicos, com descontos que chegam aos 80%.

Atenção

Vale reforçar os alertas dos órgãos de defesa do consumidor em relação ao anúncio de falsos descontos. Antes de finalizar qualquer compra, é sempre muito importante pesquisar o histórico de preços do produto para ter certeza de que o desconto anunciado é real ou apenas uma forma de fraude.

Saiba mais

Além de fazer promoções focadas nas datas comemorativas, e-commerces precisam divulgá-las, com itens promocionais, incluindo material de papelaria e impressos, como flyers , anfletos , folders , envelopes , entre outros.

É necessário ainda escolher uma gráfica online experiente e de qualidade. A Eskenazi está há mais de sessenta anos no mercado e trabalha também com loja online. É possível encomendar demandas para impressão e recebê-las em casa, com frete grátis para todo o Brasil. Mais informações: www.lojagraficaeskenazi.com.br.



Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

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