Releases
31/01/2019 11:38

Captação de poluentes em Espaços Confinados


São Paulo/SP--(DINO - 31 jan, 2019) - A captação de poluentes, gases e fumos de solda em espaços confinados é vital para o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores. Em locais como poços, túneis, câmaras e tanques, pode haver grande concentração de poluentes que podem causar explosões e a contaminação do ar.

Em razão desses e outros perigos, a NR-33 exige a instalação de sistemas de captação de poluentes, nos quais exaustores e insufladores de ar portáteis têm uma função importante.

Neste conteúdo da Nederman - especializada em soluções e produtos para captação e filtragem do ar industrial, vamos conhecer um pouco mais sobre esses sistemas e como eles são vantajosos para as indústrias.

Quais tipos de poluentes podem existir dentro de espaços confinados?

Por sua natureza fechada, os espaços confinados criam condições que originam a probabilidade de um acidente, danos ou ferimentos devido a:

Atmosferas inflamáveis ou explosivas;
Gás, fumos ou vapores prejudiciais;
Partículas sólidas;
Excesso de gás carbônico;
Temperatura excessivamente alta;
Redução dos níveis de oxigênio.

Quando existem gases tóxicos suspensos na atmosfera, os trabalhadores em espaços confinados, eventualmente, podem ter perda de consciência. Além disso, eles ficam expostos a outros tipos de efeitos imediatos dos contaminantes transportados pelo ar.

Normalmente há também a necessidade da realização de manutenção com soldagem dentro de um espaço confinado. Neste momento, é fundamental que a captação dos fumos de solda ocorra.

Dentre os problemas mais comuns que se apresentam em operários - que atuam em espaços confinados sem os devidos equipamentos de ventilação e exaustão - estão:

Doenças pulmonares
Doenças infecciosas;
Dermatites;
Entre outros problemas.
Soluções de segurança e instalação de equipamentos de coleta de poluentes

Antes de iniciar qualquer trabalho que possa envolver a entrada em um espaço confinado, uma avaliação de risco deve ser conduzida por uma pessoa competente.

Igualmente, a adoção de medidas de controle é sempre recomendada para lidar com perigos advindos das tarefas executadas dentro e na região periférica aos espaços confinados .

Algumas soluções de segurança possíveis incluem:

Implementar práticas de trabalho seguras em espaços confinados;
Aplicar soluções de engenharia, com uso de equipamentos adequados, como exaustores e insufladores de ar portáteis;
Alocar profissionais treinados para fazer o trabalho.

Em relação a utilização de exaustores e insufladores de ar, a Nederman indica sua Linha de produtos ATS.

A linha ATS conta com alguns modelos de exaustores e insufladores de ar: Exaustor portátil ATS-250-P , Exaustor portátil ATS-N24-BR , Exaustor portátil ATS-N16-BR , dentre outros. Todos esses equipamentos são projetados com a finalidade de manter os níveis adequados de oxigênio e otimizar a ventilação geral.

Além disso, os equipamentos diluem contaminantes gerados a partir de processos de solda, goivagem e corte à chama, captando os poluentes o mais próximo possível da fonte de emissão.

Precisando de exaustores para espaços confinados? Consulte um dos consultores de vendas da Nederman , especialista em soluções e serviços para filtragem de ar industrial.



Website: https://www.nederman.com/pt-br/

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos